Yali no Brasil

Eu sempre gostei de vinho, porque minha família gosta, mas quem me apresentou para este mundo mesmo foi uma grande amiga, Maria Amélia Flores, enóloga, jornalista e mulher. Além de admirá-la como profissional, agradeço a ela tudo que aprendi e aprendo diariamente sobre essa bebida encantadora. 

Ontem tive o prazer de conhecer outro enólogo, Sergio Hormazábal. Agora parto do princípio que simpatia faz parte do cronograma da faculdade de enologia.




Sergio é o profissional responsável pelos vinhos Yali, da vinícola Ventisqueiro no Chile, que no Brasil são representados pela DOMNO. Ele esteve presente no almoço com jornalistas respeitados no mundo dos vinhos, no Kaa Restaurante, para além de degustar suas criações falar um pouco sobre elas.




Quatro vinhos da linha Yali foram apreciados e analisados. Yali Reserva Sauvignon Blanc, Yali Reserva Pinot Noir, Yali Gran Reserva Cabernet Sauvignon e Yali Edição Limitada Carmenère.


Como nada é perfeito tive que escolher apenas um prato para experimentar, afinal a dieta e as escolhas fazem parte da minha vida.



Eu escolhi o salmão, isso porque, após ouvir falar em todos os vinhos, me encantei com o Yali Reserva Pinot Noir, vinho estruturado, equilibrado e aromático. Sinceramente, fiz uma bela escolha, o prato do chef Pascal Valero estava perfeito!


Não saberei reproduzir o salmão, mas com certeza vou procurar na internet uma receita para apreciar com este Pinot Noir no aconchego do Château de Jane.

Faça o mesmo na sua casa!

Santé!






Dia nacional de combate ao fumo!


Hoje, dia 29 de agosto, é o dia nacional de combate ao fumo. 
Todos meus amigos sabem que sou contra o cigarro, respeito quem fuma... tanto que tenho um cinzeiro, pequeno é verdade, mas ele está lá... na sacada do Château de Jane.




Os malefícios do cigarro, de modo geral, todo mundo sabe, eu só queria ressaltar, aos apreciadores de vinho, que fumar também prejudica o paladar e o olfato. Você está cultivando um vício que pode tirar outros prazeres da sua vida, como comer um prato saboroso, um belo brigadeiro ou ainda degustar uma boa taça de vinho.
Isso porque a nicotina diminui o fluxo de sangue para a língua, o que está diretamente ligado às nossas percepções de doce, azedo, salgado e amargo. 
Além disso, o efeito térmico do cigarro pode levar a lesões na mucosa olfativa alterando os aromas. 
( www.minhavida.com.br )

Então, não fume e beba com moderação!!

Santé!

Inovação... (via Sete di Vino - junho 2012)

Na semana em que estive no Rio Grande do Sul tive o prazer de visitar a Vinícola Pizzato. Fui recebida com tanta dedicação e carinho que o tempo passou voando. Foram 2 horas de muita conversa, aprendizado e degustações - lógico.



A Flávia Pizzato nos guiou durante o passeio e nos mostrou toda a estrutura que viabiliza a produção dos seus incríveis vinhos. Posso dizer que já conhecia alguns, mas fiquei encantada com as novidades que eu ainda não havia degustado.


Falei em um novo conceito no título, pois a Pizzato inova em vários aspectos. Tem produtos diferenciados e uma identidade visual muito forte e jovem, marcada por rótulos modernos e expressivos. Além do design do prédio que é rico em jovialidade e amplitude. Para quem frequenta feiras de vinhos, os estandes da Pizzato seguem exatamente o visual que o turista encontra na vinícola.



Com relação aos vinhos, o Sete di Vino destacou dois para este post.

LEGNO: um Chardonay com 8 meses de carvalho. Um vinho delicado, equilibrado e persistente, com aromas complexos e encantadores. Cabe salientar que na garrafa a cápsula foi substituída por cera, o que dá um ar diferente e inovador ao produto.
Para harmonizar: Carne branca.



CONCENTUS: um assemblage de Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon. Um vinho encorpado e harmônico, com aromas de especiarias (meu preferido).

Para harmonizar: Carne de Caça. 






Vinho Brasileiro ganhando o mundo!

Eu sou uma gaúcha bairrista sim, amo e me orgulho da minha terra, mas moro em São Paulo por opção e preciso dizer: gosto muito dessa cidade que é repleta de oportunidades e opções.
Mês passado tive o prazer de fotografar um almoço/ workshop incrível. Incrível porque além de fotografar, aprendi muito sobre os vinhos do Brasil, vinhos estes que estão conquistando o mundo.




Foi muito legal ver Peter Richards, apresentador do programa de TV da BBC1, Saturday Kitchen, de Londres, comentando sobre os nossos vinhos. Ele degustou vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, tanto da Serra Gaúcha quanto da Campanha, Vale do São Francisco e Santa Catarina.





Enquanto trabalhava prestava atenção no que a professora e jornalista Silvia Mascella apresentava.

Você sabia que o Brasil produz por ano cerca de 330 milhões de litros de vinho e que destes 80 milhões são vinhos finos e 13 milhões espumantes? Pois é, o consumo do país também está aumentando, hoje está em 2 litros, per capita, por ano.
Várias vinícolas já exportam para o Reino Unido, dentre elas Aurora, Casa Valduga, Garibaldi e Pizzato.
Se vocês ainda tem pré-conceito com o vinho nacional, se liberte e prove, tenho certeza que você vai se encantar.
Depois do workshop, para acompanhar o almoço preparado pela Chef do restaurante Brasil à Gosto, Ana Luiza Trajano, Peter escolheu o Cabernet Franc, da Dunamis.




Santé!

Vocabulário

Conversando com uma amiga percebi que o básico para quem gosta de vinho nem sempre é de conhecimento geral.As vezes as coisas parecem bem mais difíceis do que são por serem expostas com um palavreado diferente. 
Como a idéia do Château de Jane é desmistificar o mundo do vinho, resolvi escrever um post com significado de algumas palavras que são corriqueiras para quem fala em vinhos.

Enólogo: profissional com graduação em enologia com conhecimento para elaborar vinhos.

Enófilo: pessoas que apreciam e estudam sobre vinhos.
Sommelier: profissional com conhecimento para elaborar cartas de restaurantes e auxiliar os clientes nas escolhas e harmonizações.
Terroir: é o conjunto entre solo, clima e topografia numa região de viticultura.
Assemblage: é a união de vários tipos de uvas para a produção de um só vinho.
Corte: é a técnica de juntar uvas e safras para a elaboração de um só vinho.
Cepa: casta ou variedade de uva.
Varietal: Quando o vinho possui apenas uma uva na sua produção ou pelo menos mais de 85% da uva principal.

Fora isso, existem muitas outras palavras que aos poucos vou postando para vocês, junto com dicas do Château de Jane.





Dica de hoje: Bourgogne Chardonnay - Roux Pére et Fils.Um vinho equilibrado que combina com o calor que está fazendo em São Paulo. Pode ser degustado sem pretensões, mas harmoniza bem com aves, queijos ou saladas.
http://www.vinhoszahil.com.br/
Santé!

Vinho & Decoração

Uma vez escutei que decoração bonita é aquela que traz recordações e significados. Eu particularmente concordo, é lindo visitar um apartamento decorado, mas morar num... seria quase como morar numa loja. Acho mesmo que temos que dar o nosso "toque" no ambiente chamado de LAR.

Quem já veio no Château de Jane sabe que minha decoração está diretamente ligada às minhas paixões. Vinho e Fotografia são 2 delas e as mais visíveis através de objetos e montagens que não dão muito trabalho mas resultam num incrível conjunto, claro que sou suspeita pra falar, afinal é a minha casa!!!


Então, trazendo um pouquinho do Château de Jane de verdade para o virtual, vamos ao que interessa!





Como na vida nada se cria, tudo se copia, o importante é sempre estar atento ao que está à nossa volta, assim pegamos idéias e transformamos nas coisas que nos fazem falta, ou simplesmente num objeto de decoração.

Um dia faltou luz e foi difícil achar uma vela, pensei então: "porque não colocar uma vela como decoração, assim sempre saberei onde encontrá-la". Fui para internet buscar formas de criar um castiçal que tivesse a ver comigo.... feito!  


O que eu mais amo é minha estante... caixas de vinho sustentam muitas das minhas recordações: minha primeira câmera, os filmes que eu mesma revelei na faculdade, as minhas conchas da Nova Zelândia... enfim, diversas coisas que para mim têm um significado enorme e desta forma se tornam visíveis no meu dia a dia e para os amigos que me visitam!



O síndico do prédio veio arrumar uma tomada para mim e disse: "Fácil filosofar sobre ti." 

É verdade, sou super transparente e por isso não preciso nem dizer que SOU FELIZ, quem me conhece já sabe disso!!

Santé!

Vinho e Saúde


Eu acho muito engraçado: têm pesquisas que dizem que tomar café faz bem, outras não; têm umas que dizem que chocolate é ótimo, outras não... com o vinho também é assim, uma indecisão só.

O Vinho tem uma substância chamada flavonoide, que tem poder antioxidante, ou seja, melhora a função vascular. O risco de ataques cardíacos e derrames cerebrais entre os consumidores da bebida reduz de 10% a 60%, dependendo da quantidade ingerida.

Claro que o álcool tem um lado negativo também: está diretamente ligado ao alcoolismo, distúrbios comportamentais, cirrose, acidentes de trânsito e câncer.




Acredito que o segredo para considerar o vinho uma bebida saudável está na quantidade. Aliás, tudo na vida em excesso não faz bem, até água em exagero mata, não é verdade?


Eu diria que o consumo moderado traz o equilíbrio perfeito entre a saúde e a alegria, afinal uma boa taça de vinho deixa qualquer um feliz!


Para quem não pode tomar nadinha com álcool, vale lembrar que suco de uva, soja e frutas cítricas também são ricos em  flavonoides, o importante é ter saúde !!!


Santé!


Fonte: http://drauziovarella.com.br/

Wine Weekend

Encerra neste final de semana, no Jockey Club de São Paulo, o "Wine Weekend". Até domingo dia 19 de agosto todos que gostam de vinhos podem participar do evento, que tem como foco maior divulgar rótulos para o consumidor final.
Quem quiser pode sair da feira com suas garrafas preferidas, que podem ser adquiridas por preços bastante interessantes nos próprios estandes.




Vinhos importados e nacionais convivem harmonicamente no espaço, que conta ainda com artigos de decoração, arte, antepastos e gastronomia.


De todos que experimentei, meu "top 5" para diversas ocasiões.
* O Barolo Cannubi da Abflug, que defino com uma palavra apenas... incrível.
* O espumante 130 da Casa Valduga, que se salienta por ser elegante e persistente.
O clássico Cordon Negro da Freixenet, que na minha opinião, é o melhor custo benefício para brindar qualquer conquista!
* O Zuccardi - Tempranillo da Ravin, com aromas intensos e um equilíbrio invejável.
Os libaneses Massaya, que são uma agradável surpresa.


Para participar é só comprar na hora o ingresso / taça, que custa R$50,00.
Os indecisos podem experimentar um pouco de cada um e descobrir os seus preferidos.E para quem já sabe o que gosta vale a pena descobrir novidades e aproveitar os descontos.

Santé!



Família, inovação e qualidade


Dentre os lugares que visitei no Vale dos Vinhedos, um me chamou atenção por apresentar as três características do título deste post.
A Vinícola Don Laurindo é uma empresa familiar e ao visitá-la percebe-se que não é apenas um trabalho que deu certo e a família continua a investir, é uma paixão que passa de pai para filho.
www.donlaurindo.com.br

Conversei com o Moisés Brandelli, que contou um pouco da história da família. Laurindo, seu avô, começou o plantio de uvas viníferas, mas foi seu pai Ademir quem começou a produção de vinhos.
Ademir é enólogo e começou a experiência de produzir a bebida que deu tão certo que a vinícola se tornou referência em qualidade e sabor. Inovou com a produção do primeiro Tannat brasileiro. Tive o prazer de degustar um da safra 2008, vinho com aromas de frutas vermelhas, com sabor macio e persistente. (Esse vinho é vendido em várias cidades brasileiras, você pode descobrir um local para comprá-lo através do email laurindo@donlaurindo.com.br ).
Outros vinhos da Vinícola Don Laurindo também se destacam, como é o caso do Merlot, que possui Denominação de Origem do Vale dos vinhedos, se salienta por ser intenso, evoluído e equilibrado. Vale a pena experimentar.
O Sete di Vino recomenda um belo churrasco para harmonizar com o Tannat da Don Laurindo. Não precisa sair de casa para desfrutar deste cardápio não, faça o clássico churrasco gaúcho, e se não tiver churrasqueira está valendo aquele espetinho de São Paulo mesmo, ou uma bela picanha no forno, mas não esqueça que tem que temperar a carne apenas com SAL GROSSO, assim preserva-se o sabor!

Santé!

Encontro de Vinhos, de Vidas e de Experiências (via Sete di Vino - 25/06)

Neste sábado aconteceu em Campinas o "Encontro de Vinhos". Há 4 anos Beto Duarte e Daniel Perches organizam este evento, com 5 edições pelo Brasil em 2012. O Encontro reúne produtores, importadoras e comerciantes que mostram seus destaques para este mercado, que cresce a cada dia.
Na ocasião, profissionais de bares, restaurantes e amantes do vinho puderam degustar novidades, beber preferências e reforçar o network, afinal é ele que aquece o mercado e faz o diferencial do sucesso.



Para finalizar, o Sete di Vino parabeniza o vinho "Raízes", da Casa Valduga,que ficou em primeiro lugar no Top 5 do evento. O Brasil surpreendeu na degustação às cegas que contou com vinhos destaques de 9 países da Europa e das Américas.


Dia do Vinho (via Sete di Vino - 06/06)

Sim, neste domingo o Rio Grande do Sul e Santa catarina estiveram em festa. Porquê? É no primeiro domingo do mês de junho que os dois estados comemoram o dia do vinho.
No RS, desde 2003, existe uma lei estadual, idealizada pelo Sr. Leocir Zambiase, que define a data. Foi Leocir quem viu a importância do vinho para o estado, que hoje produz cerca de 90% do vinho nacional e possui mais de 750 vinícolas.



Há 9 anos, para festejar a data, Porto Alegre conta com a feira do vinho, realizada na beira do rio Guaíba, que proporciona à 25 vinícolas a oportunidade de divulgarem seus produtos mais comerciais para a população gaúcha.


A feira do Vinho é responsabilidade do governo do estado, realizada pela Phoenix e tem como patrocinador o supermercado Nacional, da rede Wallmart.

Este ano entre outros homenageados a enóloga e colunista, Maria Amélia Duarte Flores, profissional do mundo do vinho que com conhecimento e dedicação nos apresenta as delícias deste bebida.

Degustação às cegas (via Sete di Vino - 0705)

Eu nunca pensei que degustação à cegas fosse uma sala escura ou degustadores vendados, mas nunca tive muita certeza do que realmente era. Foi incrível descobrir que com um simples papel alumínio podemos abandonar as inclinações que os nomes, valores e notas  nos levam a ter.
Hoje, numa simples definição, digo que degustação às cegas é uma forma sem preconceitos de classificar a percepção visual, de aroma e sabores que temos à respeito de cada garrafa aberta, uma forma de descobrir o que o vinho é de verdade, sem intervenção de fatores externo. 





Foi muito gratificante saber que o que realmente importa é o que sentimos ao degustar cada vinho.


Quando os rótulos são revelados percebemos bem as nossas tendências e ao comparar as notas dadas descobrimos do que realmente gostamos.


    
Neste dia degustamos vinhos chilenos, alemães e portugueses, com destaque para o incrível "Justino's Madeira - 10 anos"... simplesmente incrível.



Boteco e Vinho (via Sete di Vino - 22/05)

Fui num boteco aqui em São Paulo e fiquei impressionada, pois havia 5 mesas, além da minha, consumindo vinho.
Na hora pensei, realmente a noite paulistana está percebendo que o glamour do vinho está ligado a qualquer ambiente inclusive o de noitada!
Foi então que tive a idéia de harmonizar um cardápio de boteco. Peguei a primeira página e fui a luta!
Selecionei um item de cada categoria e para cada item um tipo de uva!



Bolinho São Bento (Abóbora com carne seca): Para contrabalançar a expressividade da carne seca com a doçura da abóbora sugiro um Chardonay australiano - bem encorpado - ou o Malbec argentino, não reserva.

Bruschettas Parma (presunto parma e creme de queijos): A combinação desses ingredientes deixam o prato encantador. Para harmonizar com essa escolha acredito num "assemblage" de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, ou algo nesta linha, pois o corte nos dará um vinho equilibrado que combine com queijo e com o parma.
Canapés de Salmão: Sem muito o que falar, fica perfeito com um espumante brut.
Tábua de frios: harmoniza com seu vinho favorito, difícil de errar.



Château de Jane


Amigos do Vinho

Sim, estou com novo blog, o "Château de Jane"... 


Quem já veio aqui em casa sabe que este já era o apelido carinhoso do meu apartamento. Agora trago para a internet coisas que nunca faltam na minha casa: vinho, fotos e bons momentos!


A linha segue a mesma do blog antigo. Lugares, receitas, vinhos... tudo mostrando que o vinho pode ser a bebida perfeita para qualquer situação, seja um jantar, um churrasco com amigos, uma balada ou, até mesmo, uma forma de transformar um filme qualquer em um momento especial.


Textos rápidos para o público que não tem tempo a perder, pois tem que VIVER A VIDA!!!


Trouxe meus posts especiais para o histórico do Châteu! Quem ainda não viu está convidado a lê-los...



Santé!

Um Champagne que é puro glamour. (via Sete di Vino - 06/08)

Quando comecei a ler o livro "A Viúva Clicquot", o primeiro livro de Tilar J. Mazzeo publicado no Brasil, não imaginava que fosse me apaixonar pela história dessa mulher. Só o visual do livro já encanta por si só, pois sua cor laranja nos remete à do rótulo do autentico e saboroso Champagne Veuve Clicquot.



As 248 páginas trazem a história de Barbie-Nicole, que ficou viúva aos 27 anos e em pleno século XIX conseguiu ir contra a cultura machista da França e, com o apoio de seu pai e sogro, levantou a vinícola da família. Consagrou-se no mundo dos espumantes, após muita crise e luta. Os desafios apareciam e ela os superava, sempre acreditando no seu produto e que o sucesso chegaria. Foi durante este período que Barbie- Nicole descobriu uma forma de destacar seus espumantes: evoluiu o método Champenoise, criando a prática do Remuage. Neste processo, através de rotações periódicas gera-se o acúmulo de impurezas nas garrafas, concentrando-as no bico. Quando finalizado, é só retirar o resíduo, com equipamento apropriado, e completar com o licor do próprio vinho.


Só espumantes da região da Champagne, na França, podem ser chamados de "Champagne". Aqui no Brasil a cidade de Garibaldi é conhecida pela produção de ótimos espumantes, mas vinícolas espalhadas por todo Brasil também produzem saborosos exemplares.

Na região da Campanha Gaúcha está a vinícola "Estancia Guatambu", responsável pela fabricação do Guatambu Extra Brut Champenoise 2010. Segundo François Hautekeur, atual enólogo da Veuve Clicquot, um "espumante bastante complexo".




Na foto: Gabriela Pötter, François Hautekeur, Isadora Pötter, Valter Pötter, Mara Pötter
www.estanciaguatambu.com.br

O mundo dos espumantes é mesmo repleto de charme, se você puder, abra uma garrafa e saboreie esta delícia.  

Isso vai dar samba (via Sete di Vino - 03/08)

O que vinho e carnaval têm em comum? Normalmente eu diria que pouca coisa, afinal desfrutar desta agradável bebida não é comum durante a festa mais famosa do Brasil. Mas no ano de 2013 a resposta a essa pergunta será outra: TUDO!





Sim, porque a Vai-Vai, escola de samba do grupo especial de São Paulo, escolhei os "Vinhos do Brasil" como tema para o seu samba enredo. Segundo o presidente da Vai-Vai, o Neguitão, "mais uma vez a escola homenageará produtos brasileiros".


"Sangue da terra, videira da vida

um brinde de amos em plena avenida."

Depois da Restinga, de Porto Alegre, a Vai-Vai está preparando um desfile repleto de glamour e sabor para o próximo carnaval.




Nessa quinta-feira (02/08), o Sete di Vino foi conferir o lançamento oficial do tema enredo da escola para a comunidade e o público em geral. Representantes do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), Vinícolas Nacionais, parceiros e diretores da escola estiveram presentes no evento que teve a alegria, o samba e o vinho como protagonistas.




Então... Cheers e nos vemos no sambódromo!!


Novidade em São Paulo (via Sete di Vino - 07/08)

Essa semana inaugurou em São Paulo o restaurante Attimo, na Rua Diogo Jácome, 341. Um dos eventos que antecederam a inauguração foi um almoço harmonizado com os vinhos Terrazas, um show de visual, aromas e sabores.





Eu destacaria o "Tortellini de carne assada ao leve creme de ervilhas frescas e presunto San Daniele" e a "Paleta de Cordeiro com massa frescas e legumes orgânicos" que foram sabiamente harmonizados com "Terrazas Reserva Malbec, 2009" e "Cheval des Andes, 2007", respectivamente.






Vou até procurar alguma receita que lembre tudo isso no google e tentar reproduzir para meus amigos, salve as devidas proporções, afinal longe de mim querer fazer algo parcido ao super chef Jefferson Rueda!

Procure você também e depois conte para o Sete di Vino como foi.

Degustação Vertical: Um aprendizado sem fim! (via Sete di Vino 23/07)


Na minha visita este mês a Porto Alegre tive o prazer de almoçar, aprender e conversar com o pessoal da Dunamis.
A Dunamis é uma vinícola que está localizada na cidade de Dom Pedrito - Campanha Gaúcha - região que vem se destacando na produção de vinhos no Brasil. Eles começaram o plantio de vinhas em 2002, mas apenas em 2008 teve início a produção de vinhos comerciais.
Eles têm um projeto que se chama "Vinhos Democráticos". Este consiste em descobrir se o que a vinícola está produzindo condiz com o que o público deseja. Para tal, foram realizadas diversas degustações em sete cidades brasileiras, como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo Júlio César Kunz, diretor executivo da vinícola, "o sol da Dunamis é o consumidor" e por isso o objetivo maior era descobrir se a evolução dos vinhos da linha "Cor" havia ocorrido de maneira satisfatória bem como se o caminho que a vinícola acredita ser o melhor para seus produtos de fato o é.



Julio, Angélica e Mario

Quando recebi o convite para esta degustação Vertival, fiquei ansiosa, pois nunca havia participado de algo parecido, apesar de ter o conhecimento teórico sobre o que seria. Na ocasião degustamos três vinhos da linha "COR", safras 2008 e 2009 cortes Merlot/ Cabernet Franc e 2011 Merlot /Cabernet Franc / Cabernet Sauvignon. Foi legal perceber que em 2009 a melhora existiu, mas ainda se observavam algumas características que não foram satisfatórias na safra de 2008. Foi então que a vinícola, através de estudos, percebeu que o problema estava no solo do qual vinham as uvas. A partir dali, a Dunamis começou sua curva de sucesso. O "Cor" safra 2011 se destacou pela riqueza de aroma e sabor.




Após tivemos um almoço incrível regado pelo varietal Merlot 2011.




www.dunamisvinhos.com.br