Vinhos bons por até R$50,00: um desafio para blogueiros na Expovinis.


O mais legal da Expovinis deste ano foi poder participar de um novo desafio. O primeiro Wine Blog Hunter, um tipo de concurso que desafiou blogueiros a encontrarem bons vinhos que custassem até R$ 50,00.



O concurso era assim, tínhamos o primeiro dia da feira para achar um vinho dentro do valor estabelecido, pensando sempre que deveria ser um vinho com características que pudessem levá-lo a uma vitória às cegas. No dia seguinte, o organizador do concurso, César Adames, recolheria os selecionados para, no último dia do evento, julgarmos o melhor.
Contamos com o apoio da Exponor e da Winetag, esta desenvolveu um software para votarmos e com isso termos o resultado na hora.
Decidimos não divulgar o ranking, pois a idéia era apenas mostrar que existem ótimos vinhos custo/beneficio, só isso!




Mas claro que o grande vencedor não poderia ficar em segredo: o vinho escolhido foi o Montecillo Crianza 2008, importado pela Miolo, escolhido pelo Déco Rossi. Parabéns Déco, por mais esta conquista!




Foi uma experiência incrível, tenho certeza que a segunda edição do evento será ainda mais legal.
Santé!

Expovinis: o mundo cabe dentro do Brasil!

A Expovinis é uma feira que reúne vinhos do mundo todo.
São diversos expositores, entre importadoras e produtores, que trazem para o mercado brasileiro vinhos selecionados para agradar o nosso paladar. O evento é referência na América Latina, a maior feira que temos de vinhos e que é visitada por mais de 19 mil pessoas.




Diversos negócios acontecem na Expovinis, são importadores selecionando vinhos de produtores, produtores conhecendo o mercado brasileiro, vinícolas achando representantes em outras cidades para divulgar o seu produto, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos achando fornecedores de vinhos de qualidade, enfim... são vários negócios fechados na feira que aquecem a nossa economia e geram diversas vantagens para o mercado.




Este ano foi a última edição da Expovinis, organizada pela Exponor, conforme a matéria de ontem. 
Eu não pude curtir a feira como blogueira, pois estava trabalhando na maior parte do tempo, mas mesmo assim, estes três dias vão render algumas matérias para o Château, aguarde detalhes...
Dos poucos vinhos que pude provar, posso dizer que tive o privilégio de degustar rótulos especiais, e garanto que é possível dar a volta ao mundo só vendo as diferenças entre os produtos.




O legal da feira é ir com foco em alguma coisa, estudar os expositores que possam nos proporcionar novas experiências e aprendizados através de seus vinhos. Assim, vale a pena cada gole.
O evento, como sempre, contou com diversas atividades paralelas que só engrandeceram ainda mais a feira.

O Top 10 deste ano contou com dois rótulos que admiro muito, o Qu4tro, da Perini, e o Pinot Noir, da Pericó.





A Expovinis acontece todos os anos na segunda quinzena de abril, em São Paulo. Programe-se, desde já, para o ano que vem, pois mesmo sendo, como eu, apenas como consumidor apaixonado tu terás acesso a vinhos incríveis, alguns que nem existem no Brasil, outros que conhecemos o rótulo, mas temos receio de comprar sem saber o sabor. Essa é a chance perfeita para degustar vários vinhos diferentes e aproveitar para fazer a seleção do que queremos degustar o resto do ano.
Santé!

Expovinis e Sial Brazil Feiras, nova geração do vinho no Brasil!

A Expovinis é a maior feira do setor vitivinícola da América Latina.

Este ano, tem uma estimativa de mais de 19 mil visitantes, 400 expositores e uma realidade de network imensurável.
A novidade que nos deixou surpresos foi a venda da Expovinis para a Sial Brazil Feiras. O evento continuará sendo realizado no mês de abril e terá o mesmo objetivo de fomentar o mercado de vinhos no Brasil, trazendo novidades nacionais, produtores diferenciados de todo mundo e importadoras com produtos incríveis para que possamos escolher rótulos especiais para completar nossa adega.



“A América Latina tem um grande potencial para a expansão do mercado vinícola. Queremos que a feira fomente o crescimento da produção e consumo, bem como a participação de empresas de todo o mundo neste cenário”, comenta Valerie Lobry, Diretora da Divisão de Agricultura e Alimentação da Comexposium.


Eu continuarei super assídua, espero que a Sial nos receba com o mesmo carinho que a Exponor sempre nos dedicou!!
Santé!

Encontro de Vinhos Off bombou em São Paulo!

Ontem aconteceu em São Paulo o Encontro de vinhos off. Uma feira especial que acontece todo ano na segunda quinzena de abril.




Esta foi a 4ª edição do evento, que a cada ano está mais caprichado. Eu estive presente em 3 edições da Off, mas este ano foi a primeira vez que trabalhei. Como tudo na vida tem prós e contras, o lado bom é que hoje sou parte dessa família, já o lado ruim é não poder provar de tudo... ainda bem que tenho amigos que conhecem o meu gosto e fazem uma pré-seleção especial, assim quando me libero das fotos não perco tempo!




Este ano o evento aconteceu na Casa da Fazenda, no Morumbi, um lugar simplesmente espetacular, um astral incrível, com apresentações artísticas e espaço gourmet, afinal... beber de estômago vazio não é o mais indicado.
O evento contou com cerca de 50 expositores e centenas de vinhos. Eu ressaltaria o espaço Amarones, que na minha humilde opinião contribuiu muito para o sucesso do evento. Além, é claro, dos queijos. 

O Top 5 da feira, com certeza é a menina dos olhos do evento. Os vencedores foram:




A feira foi um sucesso de público, centenas de pessoas aproveitaram o que os produtores e importadoras selecionaram para apresentar para o mercado brasileiro.




Parabéns ao Beto Duarte e Daniel Perches pelo evento, estava sensacional!
Se você não conseguiu estar presente ou não é de São Paulo, fique ligado na agenda do Encontro de Vinhos, ele pode estar na sua cidade. Além de São Paulo e Rio de Janeiro, a feira irá viajar para Belo Horizonte, Curitiba, Campinas e Ribeirão Preto.


Shalak e Smoky - Grafiteiros incríveis.

Eu estarei em todos, programe-se e venha nos encontrar!

Santé!

Top ten da Expovinis bombando de vinhos interessantes!!!!

O Top ten da Expovinis parece algo simples, mas especialistas estão há meses fazendo degustações às cegas para que nós pudéssemos chegar na feira já sabendo os vencedores... 
Vou tentar experimentar todos e conferir de pertinho!!


Santé!

Harmonização: só fazendo pra ter certeza!

Harmonização é um assunto que nunca esgota. Existem regrinhas básicas que ajudam muito a não errar na hora de escolher o vinho para acompanhar determinado prato. Já escrevi sobre elas, como resumão, se você estiver com tempo vale a pena ler... aliás, eu tenho as tabelinhas como imagem na minha área de trabalho, agiliza bastante.
Hoje resolvi escrever algumas "verdades" que podem ajudar a pensar a harmonizações de forma racional e objetiva... 




- O vinho não pode se sobrepor ao sabor da comida, nem vice-versa.
- Uma harmonização perfeita é aquela em que o vinho realça o sabor do prato, tornando a refeição algo harmônico.
- Beba sempre vinhos brancos antes dos tintos.




- Beba vinhos secos, antes dos doces.
- Beba vinhos mais jovens antes dos mais velhos. (único lugar no qual os "mais velhos" não têm prioridade!)
- Preste atenção na textura dos alimentos, para que não dificultem a percepção do vinho.
- Pense na doçura e acidez do prato antes de escolher o vinho.
- Pratos frios com vinhos leves, não necessariamente brancos.
- O molho é sempre o protagonista, pense nele na hora de harmonizar.

E lembre-se: harmonização é teste, experiências... só experimentando para saber se funciona. Baseie-se nas regras, mas ouse, inove... e depois me conte como foi!

Santé! 

Perini Qu4tro: o equilíbrio em vinho.

Esta semana fui convidada para um jantar que não havia como recusar... não somente por ser o lançamento Qu4tro, que eu amo, mas por ser um evento da Perini, vinícola que eu admiro.
Eu já escrevi sobre o Qu4tro no Blog, se você ainda não leu, segue o link:
Vinho é Percepção e Momento.




No evento provamos um espumante bem saboroso, além de aromático ele estava repleto de perlage "frenético" do jeitinho que eu gosto. 
Depois degustamos o Merlot da linha "Fração Única", uma linha feita, como o próprio nome diz, com uvas selecionadas de uma parte bem especial dos vinhedos.



O vinho está bem elaborado, gostoso e delicado na boca, pouco alcoólico,  daqueles que podemos repetir com facilidade.
Depois degustamos a estrela da noite, a nova versão do Perini Qu4tro, que está mais incrível do que nunca.
O vinho está aromático, com um sabor intenso que permanece na boca por um tempo, fazendo aquela sensação de prazer se prolongar a cada gole.



Essa é a terceira vez que o vinho é produzido, pois ele só é elaborado quando as uvas, Merlot, Cabernet Sauvignon, Ancellotta e Tannat, estão no melhor de seu estado, para assim preservar a qualidade. Uma coisa interessante é que a cada safra a proporção das uvas muda, pois o enólogo, Leandro Santini, busca o sabor especial necessário, que não é uma equação exata.



Se eu tivesse que defini-lo em uma palavra seria: "equilíbrio".

E tu tens que concordar comigo, essa palavra é tão perfeita que se as pessoas pudessem tê-la em tudo na vida o mundo seria bem melhor.



Eu sou fã da Perini, não canso de dizer, pois eles amadureceram junto com meu paladar. Desde o Jotapê, na minha adolescência, até o Qu4tro, na minha vida adulta, isso sem falar na luta por valores de família e solidariedade, que infelizmente estão se perdendo no tempo. O "Solidário" da Perini, demonstra o caráter e a preocupação da vinícola com um mundo melhor. Também já escrevi sobre ele, se você não leu e estiver com tempo, dê um pulo no link que vale a pena.

Outubro Rosa



Além disso tudo, ainda degustamos o Éden, um vinho fortificado, com sabor tão intenso que dispensa a sobremesa... 
Ficou com vontade? Corre para comprar... na internet mesmo. Basta acessar... o site da Perini.

Santé!

O Malbec invadindo as ruas e a vida das pessoas!

Existe o dia de tudo... dia dos pais, dia das mães, dia de cada profissão, dia da árvore, dia da amizade, dia do blogueiro, dia da paz, dia das doenças, dias e mais dias... já tentaste colocar no google "datas comemorativas"? Tem dia de quase tudo que possas imaginar.
Para quem vive o mundo do vinho não apenas como uma bebida para acompanhar comidinhas e momentos, existe não somente o dia do vinho (primeiro domingo de junho), como também existe o dia do Malbec, que, aliás, é hoje.E não é a toa que estou escrevendo sobre isso.
Normalmente os Malbecs são vinhos com aromas intensos e sabor bem agradável. Os mais leves e frutados devem ser consumidos jovens e os mais encorpados possuem maior capacidade de guarda.
A uva Malbec é de origem francesa, mas se adaptou muito bem no solo argentino e acabou se tornando uva ícone do país.
A Wines of Argentina organizou uma série de eventos para comemorar o dia internacional de sua uva preferida.
Ações como desafios ao vinho, winebares virtuais, desconto em importadoras, além de ações diversas para ver o Malbec tomando conta das ruas.
Eu participei do winebar, mas preciso ser sincera, não consegui abrir todas as garrafas, pois moro sozinha e não seria justo, com este líquido tão precioso, o desperdício. Da próxima vez vou combinar com amigos em casa pra participarmos juntos da ação, assim poderemos, além de conversar sobre o assunto, terminar com as garrafas na mesma noite.




Eu abri o Sottano, um vinho complexo, intenso e bem aromático. Gostei bastante, acho inclusive que ele seria ótimo acompanhando uma carne sem muita gordura.
O que é winebar virtual? É uma forma de degustarmos à distância. As pessoas, cada uma na sua casa, abrem os mesmos vinhos e conversam na internet sobre o assunto, além de acompanhar, num canal especial,  a degustação feita por pessoas entendidas do assunto.




Mas a ação que mais curti foi a que traz o Malbec para as ruas, uma ação de grafite realizada em diversas cidades do mundo. Muros grafitados em Nova York, Mendoza, São Paulo, Londres, entre outras. 




Aqui em São Paulo o Smoky e a Shalaka fizeram de uma parede pichada .. uma obra de arte. Unindo o vinho a realidade do concreto da capital paulista.




O trabalho ficou sensacional, rico em detalhes. Conseguimos enxergar a correria de quem vive numa cidade grande e ao mesmo tempo ele passa a tranquilidade de uma bela taça de vinho.




Então... abra o seu Malbec e faça uma pausa na sua correria para comemorar este dia, junto com várias pessoas do mundo.




Parabéns a Wines of Argentina pela ação.

Santé!
Ah! Hoje tem winebar, acompanhe às 21h no link abaixo.
www.winebar.com.br

Ferrari nunca é d+!

Nessas últimas duas semanas tive o prazer de degustar o espumante Ferrari, um líquido repleto de perlage, além de ter viajado pelo incrível mundo desses carrinhos vermelhos, que nada tem a ver com o espumante, além do nome sensacional que já empolga.






Ontem aconteceu em São Paulo o Ferrari Challenge. Como trabalhei no sábado, não pude ser Marshal do evento, mas não deixei de ir a Interlagos no domingo.
Ferraris de passeio, de corrida e de F1 reunidas no mesmo lugar. Perfeito! O barulho, o cheiro, a cor... tudo relacionado ao "carro dos sonhos", me fez sorrir de emoção.




Mas voltando ao espumante... posso dizer que foi o meu preferido, e não estou falando isso por causa do nome, estou falando isso porque realmente seu sabor me conquistou.



Fiquei surpresa quando vi no podium garrafas com o rótulo laranja, acho incrível a história da Veuve Clicquot, um champanhe realmente maravilhoso, mas não entendo porque, em pleno evento de Ferraris, não usarem para a comemoração o espumante conterrâneo... xará!? Enfim, eles devem ter seus motivos.




A Ferrari é um espumante aromático, saboroso, com perlage fino e elegante, assim como o porte do cavalinho mais famoso do mundo.


Resumindo, quando a gente evolve emoção e paixão ao dia a dia, a vida vale muito mais a pena.
Se dedique ao que você gosta, acredite, o prazer de estar feliz torna cada segundo da nossa vida mais especial.
Santé!

Casa Valduga: exemplo de como receber bem!

Ontem, depois de um dia tri diferente e cansativo, cheguei em casa mega cansada, louca para tomar uma taça de vinho e ver a novela, mas pensei, mais uma vez, que não seria justo comigo mesma deixar a vida passar sem aproveitá-la, então resolvi ir num super evento que a Casa Valduga organizou no Iate Club de Santos, em Higienópolis, bem pertinho de casa.




Valeu mesmo a pena, além de degustar ótimos vinhos, pude conversar com amigos que eu não via há tempos, num ambiente agradabilíssimo, aliás parabéns às gurias da Ch2a pela organização, estava tudo muito bonito.




Agora chega de papo e vamos aos vinhos. Como cheguei tarde, só tomei 4 tacinhas...




Maria Valduga: Um espumante muito gostoso, com um perlage incrível e com um som de mar relaxante,  além de um glamour todo especial da sua garrafa. Eu compraria para brindar um evento muito especial, daqueles que a gente revive a todo momento só de lembrar. 




Depois foi a vez do meu preferido da noite: Gran Reserva - Nature: Nossa, fiquei impressionada, sem sombra de dúvidas um espumante elegante e sofisticado. Sem mais a declarar... PERFEITO!




Gran Leopoldina - Chardonnay: Um vinho refrescante, saboroso, fácil de beber. Frutado, aromático, daqueles que tendem a fazer um momento ficar especial. 




E para terminar, eu não poderia sair de lá sem tomar um Pinot Noir, lógico. O Premivm Identidade, é um clássico Pinot, bem clarinho, aromático e fácil de beber. Daqueles que fazem ressaltam a fama dos Pinots de serem vinhos delicados. 




Na saída um brinde carinhoso. Achei sensacional a idéia de dar-nos um Brandy engarrafado na hora...




Parabéns à Casa Vadulga, pelo cuidado e capricho na recepção.

Sem dúvida, valeu à pena ter perdido a novela!
Santé!

O segredo para ter força de encarar o dia a dia!

A gente passa grande parte de nossas vidas buscando coisas grandiosas, que nos dão garra para viver o dia a dia, o problema é quando essa perseguição de metas maiores nos impedem de aproveitar as pequenas coisas da vida.
Ontem à tarde uma amiga, "das antigas", me ligou para eu ir na casa dela. Eu ando muito cansada de tanto trabalho, mas quando ela me disse que seria um jantar feito pela sua mãe, que está em São Paulo, e que seria "bolo de carne", na hora mudei de ideia e respondi sem pestanejar: FEITO.




Morar sozinho tem disso, a gente sente falta desse clima família, dessas comidinhas com tempero de mãe... ADORO!
Passei em casa para pegar um vinho para acompanhar o tal "bolo de carne". Escolhi um Syrah Viña del Maipo. Ficou ótimo, mas preciso dizer que não pensei no vinho, apenas tomei, feliz da vida por estar com pessoas tão especiais.




Até ai já havia sido uma noite perfeita. Foi então que ela chegou com uma caixa de War, diferente daquele que eu tinha, mas tão viciante quanto.

Ficamos na batalha mitológica até altas horas... Quem ganhou? Ninguém! Tivemos que desistir, pois, infelizmente, já somos adultos e precisávamos dormir para encarrar os compromissos do dia que já nem era seguinte...




Pequenas coisas nos dão a felicidade para buscar nossos maiores objetivos na vida. Não esqueça de dizer menos "nãos" por preguiça... geralmente são esses os momentos que levamos na memória para a vida!
Santé!


Férias da vida de adulta!

Eu já escrevi sobre a minha viagem a Nova Zelândia aqui no blog, mas toda vez que vejo uma garrafa de vinho neozelandês, me recordo daqueles dias que na verdade foram férias da vida de adulto, simplesmente tudo de bom!




Essa semana tomei, mais uma vez, o Pinot Noir Greywacke, um clássico Pinot, perfeito para qualquer dia, seja para comemorar algo de bom, seja para curtir aquele momento comigo mesma sem me preocupar com os outros, sentimento que experimentei de forma mais pura e verdadeira todos os dias que estive naquele país.




Velejar e aprender inglês foram meus dois focos principais da viagem, mas como eu já gostava de vinho, foquei também nos Sauvignon Blancs da Nova Zelândia e nos tintos australianos, já que a família da minha host family era da Austrália. Enfim, tudo isso para dizer que perdi de tomar os Pinot Noir de lá in loco, mas ainda volto, não apenas para curtir os vinhos, como também para rever as pessoas que fizeram parte da minha vida por tão pouco tempo, mas que nunca sairão da minha memória.




O pinot Greywacke é leve e saboroso como tirar férias dessa vida de adulto e esquecer os problemas do dia a dia.
Então, quando eu entregar o meu Imposto de Renda, pode ter certeza, abrirei uma garrafa dessas para fazer um brinde comigo mesma e comemorar que aproveitei cada dia da minha infância e adolescência da melhor forma possível.
Santé!

Restaurante, Pub e Balada... Obaaa!

As minhas idas à capital gaúcha estão cada vez mais parecidas com visitas médicas. Chego quase na hora de ir embora, mas sempre dou um jeitinho de ver minhas amigas e conhecer algum lugar especial.
Nesta minha última viagem ao Rio Grande do Sul, fui no Rambla, um restaurante espanhol voltado para público jovem e descontraído, pois além de ser uma espécie de Pub, o lugar vira balada de verdade, depois de um certo horário.



Eu adorei a minha noite, não chegamos a jantar, pois não havia fome o suficiente, mas comemos uns Pintxos bem saborosos.



Depois fomos conhecer a adega do local. Bem interessante, rótulos legais, com destaques para alguns chilenos e argentinos. Isso, definitivamente, deve ter relação com os preços dos produtos para o consumidor. Eu já estou nesse meio há um ano, mas continuo sem entender a lógica desses impostos doidos do Brasil. Haviam alguns produtores nacionais e poucos espanhóis o que eu estranhei bastante, mas ao mesmo tempo isso se explica pela cultura do sul de consumir produtos dos países vizinhos.



Depois de conhecer a "casinha" dos vinhos, chegou a hora de ir para a balada, aproveitar a noite e dançar. A banda que estava tocando naquela noite, tocou muito mais que músicas, tocou um repertório que foi um resgate para mim. Histórias do meu passado e momentos divertido voltaram à tona a escutar as letras de bandas gaúchas que há anos não ouvia.
Sensacional! Gente bonita, música boa, ambiente agradável, astral altíssimo, um vinho - claro e a melhor companhia que poderia ter naquela noite.



Depois disso fui para a rodoviária para encarar mais 5 horas de viagem até a minha cidade natal, Rio Grande, para o aniversário da  minha mãe e para o casamento de uma irmã que a vida me deu. 
Resumo: a melhor Páscoa dos últimos tempos!
Santé!