A importância da taça certa!

A gente vive falando sobre vinhos aqui. Vinho tinto, vinho branco, rosé, espumante... vinho é o assunto que move o Château de Jane, mas se pararmos para pensar, perceberemos que há muito mais por trás de um vinho bom.
Eu costumo dizer que não importa a taça que a gente vá beber, desde que tenha haste para segurar e não esquentar o vinho, mas na verdade quando a gente pode investir um pouco mais é super bacana tomar o vinho certo, na taça certa, com as pessoas certas.



Fui numa degustação sensorial de taças na Zwilling, foi uma experiência muito bacana. Lá degustamos 5 vinhos em 3 linhas de taças diferentes. Nesta ocasião conseguimos perceber que de acordo com seu design uma taça pode modificar as nossas percepções sobre as características de um vinho.
As taças da Schott Zwiesel, são taças de extrema qualidade, que contam com diversos certificados e prêmios, mas o mais importante mesmo é a parte prática da coisa. A gente compra uma taça boa, pois quer que ela nos dê infinitos momentos de prazer, mas muitas vezes esses momentos acabam com a frustração de uma taça quebrada na pia no final da noite. Pois bem, essas taças são muito mais resistentes, elas possuem a tecnologia "Tritan Protect" que garante mais durabilidade, inclusive na haste, isso tudo sem conter chumbo, bário ou quaisquer tipo de metal. Eu posso falar bem delas, não apenas pela degustação, mas porque são as que escolhi para minha casa, quando fiz a limpa e renovei toda minha cristaleira.



Vamos as degustações, em todos os vinhos eu senti pouca diferença em sabor, mas no nariz a diferença foi gritante. Numas a gente sentia mais fruta, em outras mais álcool, também tiveram as que revelaram aromas mais complexos num segundo nariz. Enfim, foi bem bacana. Isso lembrando que estávamos tomando o mesmo vinho em linhas diferentes, mas todos foram degustados nas taças corretas.



As taças de espumantes devem ser altas para preservar o perlage e nos direcionar os aromas.



Já os vinhos brancos devem ser servidos em taças menores, para que os aromas fiquem mais concentrados e o líquido não esquente facilmente no copo.



Os vinhos tintos mais leves podem ser degustados nas taças tipo "Bourgogne", pois elas ressaltam seus aromas e encantos.



Os vinhos tintos mais encorpados caem bem nas taças estilo "Bourdeaux", elas nos ajudam a decifrar aromas mais complexos. Não esqueça que as taças podem ser "gigantes", mas não é preciso enchê-las, pois assim você conseguirá captar tudo que o vinho tem a lhe oferecer.

Agora uma dica básica: na hora de lavar as taças faça isso com o lado macio da esponja, assim você evita de riscá-las e na hora de secar, coloque-as de "boca" para baixo por alguns minutos para escorrer e depois vire-as para cima para que sequem sem marcas.
Ah! Só mais um detalhe, se não for lavá-las no mesmo dia, deixe-as com água para o dia seguinte, facilita a limpeza e ajuda a preservá-las.
Santé!

Vinho e boa companhia!

O vinho é muito mais que uma simples bebida, a gente não precisa de um grande motivo para bebê-lo. Ele por si só já é suficiente. 



Tenho vários vinhos em casa, vinhos para todo tipo de ocasião, mas como decidir a garrafas que iremos abrir e em qual oportunidade? Essa pergunta não tem uma resposta exata, na verdade eu escolho meus rótulos de acordo com meu humor, minha companhia ou pensando na harmonização do dia. De qualquer forma, procuro separar meus melhores rótulos para as mais agradáveis companhias. Amigos de verdade merecem um vinho especial.
Esta semana tirei folga e fui para o Sul. Lá tive o prazer de brindar com minha família, amigos e memórias, afinal voltar para "casa" é sempre um mergulho nas recordações de um passado incrível.


Então, se for com alguém especial, o bom mesmo é pegar algo igualmente especial na adega e curtir, pois nesses casos o importante mesmo são os sentimentos que a taça de vinho podem nos despertar!


Santé!

Wine Senses, vinhos e simpatia portuguesa.

Participei de uma experiência incrível semana passada. A festa da Wine Senses foi diferente, especial e intensa. 




Na oportunidade clientes, parceiros e amigos puderam conhecer um pouquinho mais do trabalho da empresa, assista o vídeo deles e saiba mais.

Agora, voltando a festa. Além de network, as pessoas puderam experimentar diversos vinhos portugueses, minha paixão, e além disso tiveram a oportunidade de degustar 7 deles de modo bem especial.





José Santanita em parceria com músicos, harmonizaram os vinhos com músicas brasileiras e portuguesas, sendo a sua maioria fados bem intensos, daqueles clássicos que são sentimento puro.
Os que mais gostei foram:



O Esporão 4 Castas é um vinho com quatro características: macio, leve doçura, envolvente e refrescante. Além disso ele nos remete a quatro sentimentos: amor, intensidade, paixão e saudade. Esse vinho foi harmonizado com a música "Saudade do Brasil em Portugal" escrita por Vinícius de Moraes, durante o exílio.




O outro vinho que gostei muito foi o Dão Bella - Superior. Um vinho alegre intenso e macio, assim como a música com o qual foi harmonizado, Brasileirinho, composto por Waldir Azevedo. A elegância  da Touriga Nacional combinou perfeitamente com o lado envolvente da música.




Por último o Grand'Arte harmonizado com Samba das Índias. Um vinho com personalidade forte que combinou bem com a força e vontade de viver das pessoas referidas na música. Uma verdadeira obra de arte. O vinho possui aromas de frutas maduras é saboroso e com um final super intenso.
Para finalizar queria citar uma frase que ouvi no evento e adorei: meu coração é vida, meu corpo é brasileiro e meu sangue é puro vinho.


José Santanita e Joelma Santanita

Parabéns aos envolvidos pela deliciosa experiência. Vou fazer umas harmonizações com música em casa, deve dar pano pra manga as sensações! 
Santé!

Matando a saudade

Depois de dias perfeitos ao lado dos meus amigos em Porto Alegre, vim para minha cidade: Rio Grande.
Aqui nasci, cresci e vivi os melhores anos da minha vida, aqueles nos quais somos felizes e sonhamos diariamente com o dia que teremos carteira de motorista e independência financeira, aliás que perda de tempo sonhar com isso, não sei porque não acreditei quando me falaram que bom mesmo é ser criança.
Mas voltando a minha viagem, aproveitei esses dias de folga para ficar pertinho da minha família. Meus  pais, que eu amo mais que tudo, e minha vozinha que já está bem velhinha, e que não poderia me dar maior alegria do que seu sorriso ao me ver.
Além dessas pessoas tão especiais, aproveitei para ter momentos incríveis com meus amigos de infância, aqueles que não importa o que aconteça, estarão sempre prontos para dividir momentos felizes ou tristes. Ainda bem que desta vez foi pura alegria.



Para harmonizar com esses sentimentos escolhi o vinho Viña Alicia Malbec 2006, um clássico Malbec argentino. Aromas intensos de cerejas maduras, com um toque floral típico. Na boca apresenta taninos bem tradicionais, com um equilíbrio que parece um carinho.
Não tem coisa melhor do que se encher de carinho das pessoas que amamos.
Escolha seu vinho, marque o jantar e viva, pois é isso que levamos da vida!
Santé!

Amizade é tudo de bom!

Escrever sobre vinhos é sempre um desafio, a gente precisa pensar muito para não ficar repetitivo. Pois bem, eu as vezes acabo falando coisas que já falei, isso é bom, pois assim vocês conseguem entender exatamente o que eu sinto.
Este post será sobre amizade. Sim, não existe nada melhor que ter amigos de verdade, daqueles que, mesmo à distancia, não saem do nosso coração. 
Este fim de semana passei em Porto Alegre, cidade onde vivi por 7 anos, e vários epsódios nestes 7 anos vão ficar para sempre como capítulos especiais da minha vida. Vir para a capital gaúcha é sempre um resgate de emoções.
Escolhi um vinho bem especial para homenagear meus amigos e esta cidade.




O Adeluna 1300 Merlot é um vinho super tranquilo. Macio, redondinho bastante aromático, que combina perfeitamente com o clima leve e sereno de estar entre amigos.
Para encerrar, gostaria de dizer aos meus amigos: amo cada um de vocês de forma muito especial e, mesmo longe, vocês fazem parte da minha vida.
Santé

Viva a Alemanha!

Hoje eu acordei e fui dar a clássica olhadinha na minha timeline do Facebbok. Pois bem, vi uma matéria que saiu na Zero Hora, que uma amigona do Sul compartilhou.

Veja o link.

Não sei vocês, mas eu estou aqui em São Paulo, e apesar de ver nuvens no céu de vez enquando, é raro ver chuva, chuva de verdade. 
Estou longe da minha terra, mas não sou alienada. O povo do Rio Grande do Sul está sofrendo muito com as chuvas. Tem aqueles que sofrem, por não poder recarregar a energia de vida que o sol oferece, mas tem os que estão sofrendo por ver sua casa e sua vida de baixo de muita água. 
Todo ano é a mesma história, o homem inventa de tudo, mas evitar a seca da Cantareira e a inundação no Sul, ainda não conseguiu.




Bom, hoje o brinde é novamente para os alemães, que, depois que jogaram em Porto Alegre, resolveram fazer uma doação para as vítimas das enchentes no estado. 
Parabéns a este povo que nos cativou pelo futebol e pelo carácter. 

Beifall!(by translator.)

375 ml de puro prazer!

As pessoas adoram brindar com espumante em momentos especiais, normalmente, esses momentos são dias de festa. Festa no sentido mais alegre da palavra, no sentido de emoção à flor da pele. Memória atenta para não esquecermos nenhum minuto e coração repleto de sentimentos gostosos que as vezes fazem até nossos olhos se encherem de lágrimas.
Para mim este é um sinônimo de espumante. No entanto, existem outros menos glamourosos e menos afetivos que podemos usar também. Eu gosto de espumante no sol, na chuva, no frio, no calor, na alegria e na tristeza e por isso sou fã dessas garrafinhas pequenas que podem nos dar o prazer de uma taça sem precisar de grandes motivos.


Este é um clássico da Casa Valduga que eu adoro. Ele apresenta um perlage elegante, fino e educado. Aromas de frutas tropicais com notas de amêndoas. Na boca é refrescante e apaixonante, com aquele toque "trim" no canto da língua, dos clássicos Bruts.
Então, não espere momentos incríveis para abrir seu espumante, faça estes momentos acontecerem a partir de cada garrafa.
Santé!

A Copa se foi!

A Copa do Mundo acabou e, sinceramente, agradeço por isso. Não sei vocês mas o pais com quem convivo parou de funcionar em função disso, pior parou de funcionar sem parar de trabalhar, ou seja, acordar a gente tinha que, mas na hora das resoluções nada acontecia. 
Estou feliz por ver que o povo brasileiro sabe se comportar, recebemos muito bem os turistas e, apesar de todas as coisas ruins que fazem parte da nossa realidade, soubemos nos divertir até mesmo com as derrotas. E que derrotas!!




Para homenagear esta gente que sabe rir para não chorar, escolhi um vinho nacional bem especial. Selecionei o espumante Cave Geisse - Blanc de Blanc, que é super refrescante e pura alegria. Feito 100% com uva Chardonnay ele é elegante, com aromas de flores e frutas cítricas. Na boca, mostra-se sedoso, envolvente e com excelente acidez.




Agora para parabenizar os campeões escolhi um Riesling bem legal. Seco, com aromas minerais, florais e um toque de querosene, como todo Riesling é uma mistura de sensações e uma grata experiência. 
Bom, daqui 4 anos tem mais e espero, de verdade, que a seleção brasileira entenda que publicidade e dinheiro no bolso são importantes, mas que jogar bola é primordial numa Copa do Mundo.
Santé!

Pessoas que amo!

A gente vive fazendo escolhas na vida. Desde a roupa que vai vestir ao acordar, até decisões bem mais difícil de serem tomadas.
Sempre que fazemos uma escolha, temos que arcar com as suas consequências. Uma das minhas escolhas mais difíceis, foi vir morar em São Paulo. Não pelas infinitas coisas que a cidade tem a oferecer, mas por estar longe da minha família.
Hoje me bateu uma super saudade de casa, ainda bem que semana que vem estarei por lá para carregar meu estoque de mimos dos meus pais. Já estou pensando em toda programação, todos os minutos calculados para poder curtir sem pausa todo o carinho que a minha família tem a me oferecer: colo de mãe, paparicos de pai e muito cafuné de vó...



Por isso resolvi fazer este post. Neste prato havia uma torta de camarão que meu pai fez para mim há um tempo. Estava deliciosa, da para perceber pelo prato vazio?
Pois bem, abrimos um espumante, colocamos o DVD do Paul e ficamos na sala conversando até tarde, porque isso é ser feliz, é estar com quem a gente ama, mesmo que não seja todo dia.
O escolhido para acompanhar a torta foi o Giuseppe, espumante Brut, feito pelo método Charmat, com as uvas Chardonnay e Pinot Noir. Nos aromas apresenta um toque floral, maça e notas de fermento. Na boca é cremoso, com o frescor clássico de um Brut.




Por isso eu vou embarcar num avião, depois num ônibus e por fim chegarei na casa onde tenho um quarto de uma vida inteira e então, tenho certeza que meu nome entrara mais uma vez nas receitas do meu pai.
Diga a quem você ama o quanto esta pessoa é especial, faça de uma simples noite algo para ser lembrado e seja feliz com suas escolhas, mesmo que as vezes elas não sejam das mais fáceis.
Santé!

Pão de Farinha de uva

Vocês já devem ter ouvido falar que vinho faz bem para a saúde. E faz mesmo, mas não é qualquer vinho que traz benefícios para o nosso organismo, apenas os vinhos tintos, pois é a casca da uva que contém os compostos que nos fazem bem. O única coisa boa que o vinho branco faz por nós é nos deixar felizes.
Pois bem, outra forma de consumir esses benefícios é através do consumo de "farinha de uva". Vocês já tinham escutado falar nela? Eu não a conhecia, mas numa visita a LEVAIN Escola de Panificação e Confeitaria, fui apresentada a esta maravilha em forma de pão.
Se o casamento de pão e vinho já é perfeito, imagina se o pão for feito com farinha de uva?!  Sem palavras!




Pois bem, fui pesquisar mais à respeito e, pelo que li em vários estudos, a farinha de uva é extremamente benéfica à saúde, como ela é extraída da casca e das sementes, ela contém as propriedades incríveis da fruta: ajuda a diminuir o colesterol "do mal", inibe varizes, ativa a circulação, retarda o envelhecimento, entre outras coisas.




Se isso tudo for mesmo verdade, já arrumei a melhor desculpa para fazer várias sessões de filmes regadas com pão e vinho. Agora se não for verdade, também posso continuar com a programação, afinal a felicidade e esses momentos legais da vida já ajudam, e muito, à nossa saúde mental.
Santé!

Um tour em Bourgogne, incrivelmente fantástico!

Se tu gostas de vinhos, deves imaginar o quanto saboroso pode ser fazer um tour de vinhos pela Bourgogne. Pois é, a França em si é um grande aprendizado, não é atoa que são os professores do mundo do vinho.




No entanto, se você resolver fazer uma viagem para lá é provável que não consiga 100% de aproveitamento, afinal a língua não ajuda muito. Por isso, a École des Vins da Bourgogne, juntamente com a Windows Travel Experience organizou um passeio, guiado, com verdadeiras aulas sobre os vinhos da região, em português.




São 9 dias de muito conhecimento, teórico e pratico, organizado de forma simples para facilitar o entendimento de um conteúdo que é difícil, até mesmo para os mais entendidos.
Visitas as melhores vinícolas da região, degustações orientadas, além de almoços e jantares harmonizados, com vinho e com paisagens dignas de filmes.



Além de tudo isso, no final ainda haverá uma aula sobre a gastronomia Bourguignonne num Château especial, e o prato principal será harmonizado com o Grand Cru de Romannée Saint-Vivant do Domaine de la Romannée Conti, safra 2000. Bem especial, né!? 
A viagem será em outubro e ainda tem um tempinho para organizar as contas e dar um jeito de participar dessa incrível experiência.
Leia mais informações, valores e programação completa aqui.
Santé

O mundo dos Chablis #CBE

O tema deste mês da CBE - Confraria Brasielira de Enoblogs - foi Chablis, eu estou atrasada, mas o que vale é não deixar de escrever, né colegas?!
Vamos lá...
Você já deve ter ouvido falar nos vinhos de Chablis? Provavelmente sim, pois são vinhos famosos no mundo inteiro. E se já escutastes falar, ou já provastes algum, sabes exatamente o que isso quer dizer?
Quando falamos em vinhos europeus toda a nomenclatura que conhecemos aqui, no novo mundo, cai por terra, afinal lá são as regiões que definem os vinhos, aqui temos o hábito de defini-los através das uvas.
Pois bem, Chablis é sinônimo de Chardonnay!




São dividido em:
Petit Chablis com 18% da produção, vinhos famosos pelo frescor e descontração, são mais jovens, perfeitos para acompanhar petiscos numa tarde de sol.
Os Chablis, com a maioria, 66% da produção, talvez por isso sejam os mais conhecidos, são vinhos frescos, frutados, com potencial de guarda, com mais estrutura e volume na boca. Eu diria que são perfeitos para um jantar entre amigos acompanhando um belo prato de frutos do mar.
Chablis Premier Cru, com 14% da produção são vinhos de guarda, mais vibrantes e bem minerais, que combinariam perfeitamente com uma daquelas paisagens incríveis de filmes.
E os Chablis Grand Cru, com apenas 2% da produção, são especialíssimos, vinhos delicados, volumosos, envolventes, com um toque de flores. Vinhos com uma capacidade de guarda inacreditável para nós brasileiros. Afinal aqui aprendemos que vinhos brancos com mais de 5 anos, é melhor nem comprar... Pois bem, esses são diferentes, brancos mais velhos merecem o mesmo respeito que os grandes vinhos de guarda do mundo.




Participei de uma aula do Senac em parceria com o BIVB (Bureau Interprofissionel des Vins de Bourgogne). O Professor Jean Claude Cara ensinou peculiaridades sobre esses líquidos preciosos e, no final da aula, provamos vinhos simplesmente incríveis, que me deram um verdadeiro panorama do que posso sonhar em ter nas minhas taças de vinho branco.
Santé!

Vinho de Supermercado - nº 4

Eis que a primeira quarta do mês chegou. Sabe, essa história de coluna de supermercado está me mostrando o quanto o mês passa voando.
Desta vez teremos uma versão diferente da coluna, pois não conseguimos nos reunir para provar o vinho. Pois é, essa vida de "adulto" é mesmo chata. A gente se cerca de afazeres profissionais que quando tem um tempinho de folga acaba querendo descansar e perde a oportunidade de estar com amigos.
Bom, diferente ou não a coluna irá sair, mas mês que vem já voltaremos à estratégia antiga para que os leitores continuem tendo mais de uma opinião sobre o mesmo vinho.




Vamos lá, fui num supermercado estilo Hortifrut, Sítio Verde, no início do mês passado, e como estávamos no mês dos namorados o vinho "Vale dos Amantes" estava em destaque. O valor? Bem baratinho, R$18,98 a garrafa, foi então que pensei, será que é bom?
O vinho é Português e tem uma cor bem atrativa e aroma de morango. Frutas vermelhas do inicio ao fim. Depois do primeiro gole cheguei a conclusão que o vinho vale o que custa. É super honesto, com acidez e taninos necessários. Tem um sabor leve, delicado e tranquilo, para um dia de jogo, por exemplo. Aliás, eu tomei assistindo ao jogo da Argentina e torcendo para que a copa termine de uma vez, pois preciso admitir que estou cansada dessa função toda. Não sei vocês, mas a impressão que eu tenho é que o país está devagar quase parando e sinceramente, adoro futebol, mas não acho que a "vida real" tenha que desacelerar por conta disso.
Bom, aproveite este mês então que terás três dicas diferentes, entre no blog das gurias (Vou de Vinho, da Ju Gonçalvez  e Taças e Rolhas, da Evelyn Fligeri) e se mande para o supermercado, a ideia é fazer desse inverno a estação mais aconchegante do ano.
Santé!