Clos des Fous


Eu estava há tempos querendo escrever sobre dois vinhos que eu provei e gostei muito, só que os dias vão passando e as coisas acontecendo e acabei não conseguindo parar para fazê-lo.
Foi bom, pois semana passada pude provar mais alguns rótulos do mesmo produtor, que agora está sendo trazido para o Brasil pela World Wine.
O produtor Clos des Fous surgiu em 2008 numa parceria de 4 amigos no Chile. De lá para cá os vinhos ganharam rótulos bacanas e personalidade própria.

Master of Port: aprendendo um pouco sobre Vinhos do Porto


Tive o prazer de participar do curso Master of Port, realizado pela Wine Senses, em São Paulo. O curso teve duração de 15 horas e é a formação mais completa sobre Vinhos do Porto no Brasil.
Dentre todas as coisas que aprendemos lá, separei algumas na forma de um resumão, com informações básicas, mas que em nenhum momento são óbvias. O meu objetivo é separar o conteúdo mais relevante para que pessoas leigas possam comprar um Vinho do Porto com o mínimo de conhecimento.

Grand Cru: um estilo de compra, ou uma compra com estilo?


Tem vezes que é muito prático e simples comprar vinhos pela internet, sou super a favor dessa geração online, onde conseguimos tudo com qualidade e segurança no conforto do nosso lar. 
Mas comprar vinhos pela internet não nos proporciona o incrível prazer de passear entre as prateleiras de uma loja, é praticamente uma volta ao mundo. Então, passa a ter conotações diferentes, não podemos comparar os dois atos. Um, é a compra propriamente dita, e o outro se torna um programa, algo que pode preencher uma tarde de bobeira.
Conheci alguns rótulos da Grand Cru, loja com vários endereços espalhados pelo Brasil, que super valem o passeio. 

Deli Deli, um lugar para celebrar a amizade!


Todo mundo comemora o dia do amigo no dia 20 de julho. Pois bem, fui procurar o porque disso. Achei que a data verdadeira para esta comemoração no Brasil é dia 18 de abril. Já na Argentina e no Uruguai o dia escolhido é mesmo o dia 20 de julho e nas Nações Unidas esta comemoração ocorre no dia 27 de abril. Sendo que na verdade o dia internacional da Amizade é 30 de julho. O que isso tudo quer dizer?

Vinhos brancos para o inverno


De um modo geral as pessoas acreditam que vinho branco combina com o verão e que vinho tinto combina com o inverno. Além disso, também é comum a gente ouvir que vinho branco a gente tem que beber rápido e que vinho tinto a gente pode guardar uns anos. Isso tudo pode até ser uma forma bem ampla de pensar o vinho e não chega a estar errada, principalmente com os exemplares de vinhos brancos que o brasileiro está acostumado a tomar. Mas existem rótulos bem interessantes que vão de encontro a essas afirmativas.

Fast Berlin: viagem sem sair de São Paulo



São tantos lugares neste "mundão" que eu gostaria de conhecer, que nem tenho ideia da minha lista de prioridades. Infelizmente não é todo dia que conseguimos tirar férias e sair pelo mundo a fora, até porque com essa crise, não há dinheiro que dê conta do nosso dia a dia, quem dirá das nossas viagens.
Mas o fato é que a gente não precisa sair de São Paulo para conhecer a gastronomia do mundo todo. 

Columbia Crest Merlot.


Eu costumo dizer que não sou fã de vinhos Merlot, isso de um modo geral, porque existem Merlots que eu amo de paixão. Na vida, este é um bom exemplo de que não podemos ser taxativos nos nossos comentários. Vivo vendo nas redes sociais pessoas afirmarem coisas sem pé nem cabeça, tem muita gente que se acha dono da verdade e esquecem que a única verdade absoluta nesta vida é a morte.
Enfim… tudo isso para falar deste Merlot americano incrível que tomei semana passada…

Estrella Chardonnay: um californiano "BBB"


Viajar é muito bom, mas ficar em casa também pode ser. Desde que saibamos aproveitar cada dia como sendo único. Isso porque vivo pensando que não podemos deixar para viver amanhã a vida de hoje…
Por isso tento sempre transformar meus dias em eventos pessoais, isso sem esquecer que os dias da semana também devem ser vividos. Por isso num fim de tarde comum marquei com minha prima um jantarzinho. Como ela prefere vinho branco, fui para geladeira olhar o que eu tinha disponível para levar.