Protos e Marqués de Riscal na Sbav-SP

Queria contar um pouquinho como foi a degustação que aconteceu na Sbav, no dia 29 de abril, com o pessoal da TodoVino sobre Espanha, com vinhos de duas grandes vinícolas a Protos e a Marquês de Riscal. 

Quem conduziu o evento foi o Elias Varelle, sommelier da TodoVino. E foi fantástico, nos contou um pouco das histórias das 2 vinícolas e depois começamos a provar e ser feliz. 

A Protos, existe desde 1927, quando em Peñafiel, onze amigos de infância apaixonados por vinhos se reuniram para comemorar suas origens vitícolas. Eles acabaram se unindo para sonhar juntos uma forma de valorizar sua região e ajudaram a transformar Ribeira del Duero na DO importante da Espanha que é hoje.

Já a pioneira Marqués de Riscal foi fundada em 1858. Eles foram os primeiros a fazer vinhos, na Espanha, com as tendências bordalesas e além disso, não só fizeram os vinhos, como receberam o diploma de honra em Bordeaux.

Os vinhos da noite foram:
MARQUÉS RISCAL RUEDA VERDEJO - Um varietal de Verdejo, fresco com notas de frutas cítricas, um toque floral e muito te leve uma grama agradável. Na boca é fresco, leve e muito gostosinho.

MARQUÉS RISCAL LIMOUSIN DO RUEDA - Um vinho também 100% Verdejo, mas este já com passagem por madeira, o que faz dele um vinho mais complexo, com notas de frutas amarelas e um toque de amêndoas e nuts em geral, e até mesmo um leve amanteigado. Na boca, tem um corpo significativo, para um vinho branco, e uma boa persistência. 

MARQUÉS RISCAL RESERVA XR - Um corte de Graciano e Temprenillo, muito gostoso. No nariz apresenta fruta bem maduras, notas de especiarias doces e num toque de chocolate e tabaco. Na boca é equilibrado, gostoso, com taninos equilibrados e um final persistente. 

PROTOS 27 - Este vinho é um varietal Tempranillo, que passou 16 meses em barricas novas de carvalho francês e mais 12 meses em garrrafa antes de entrar no mercado. Apresentou notas de frutas mauras, não sei se vermelhas bem maduras, ou se frutas negras, o fato que é que confundo um pouco isso, além de especiarias como canela, cravo, café e notas de chocolate e tabaco. Na boca é redondo e macio. 

PROTOS RESERVA - Outro 100% Tempranillo, só que este passou 18 meses em barricas americanas e francesas, usadas e novas além de 42 meses em garrafa antes de ir para o mercado. Essa brincadeira com barricas traz mais maciez e mais complexidade ao vinho. Apresentou aromas de frutas maduras,  baunilha, tabaco, alcaçuz, além de um mentolado que traz uma refrescância para o vinho, notas da barrica americana e da francesa. na boca é equilibrado, elegante e com taninos bem firmes, apesar de muito macios. 

Enfim... a degustação foi fantástica, só confirmei que realmente eu amo vinhos espanhóis. Já estou pronta para abrir o meu Riscal 2010 no meu aniversário deste ano!


Nenhum comentário:

Postar um comentário