Storia 2005

Provei o Storia 2005 a primeira vez em 2013, numa degustação de Merlot no Spa do Vinho em Bento Gonçalves. Foram 9 rótulos, entre eles grandes produtores do mundo. Lembro perfeitamente da maciez do vinho e de ouvir especialistas falarem que ele iria longe, com uma expectativa de 10 à 15 anos, a partir da safra. 
Pois bem, passaram 7 anos desde então e os tais 15 anos da safra finalmente chegaram.


Tive a oportunidade de degustar numa Confraria da Terapia uma garrafa desta "beldade" nacional que ganhamos de um grande amigo.
O Storia é o vinho ícone da Vinícola Valduga e é elaborado apenas em safras especiais. Sua venda é realizada somente por reserva e as garrafas são numeradas.
O vinho passa 12 meses em carvalho francês e é feito 100% com a uva Merlot.



Abrimos o vinho é ja nos deparamos com a rolha, linda, com pontos de cristais de tartarato. O que são eles? São como pequenas pedrinhas que lembram sal de cozinha e que se formam a partir do ácido tartárico do vinho. 
O aroma estava uma delícia. Notas de um vinho adolescente de 15 anos de idade, pedindo por liberdade. As frutas, já não tão presentes, ainda podiam ser identificadas como frutas negras, mas o carvalho, com certeza, era o aroma que mais se destacava através das notas de café, tabaco e chocolate. 



Na boca taninos sedosos, macios, parecendo um carinho. O álcool já não estava tão presente o que tornou a experiência mais interessante podendo buscar numa memória perdida alguns sabores e aromas que já experimentei e não sei como descrevê-los. A borra no fundo do copo, só mostra que não tivemos paciência de decantá-lo como merecia. Mas confesso que amo vê-las na taça.



Para finalizar queria esclarecer que não, não sou uma pessoa com paladar pra vinhos de guarda. Gosto de experimentá-los e sei a beleza de sua essência, sei o que esperar, mas de fato na minha adega tenho poucos exemplares desse estilo de vinho, prefiro os mais jovens com características mais frescas e isso não faz de mim uma pessoa que não entende de vinho. Faz de mim uma pessoa orgulhosa em poder dizer que conheço o meu gosto. Simples assim. Sei o que é bom para um dia especial, e sei, que este mesmo vinho, pode não ser bom para o meu dia a dia. 
É o meu paladar. Você precisa provar e aprender como funciona o seu. 
Santé!

2 comentários:

  1. Baita de um vinhoto. Eu me enquadro no seu tipo de paladar. São vinhos sensacionais, no geral, os de guarda, mas os que fazem parte do nosso cotidiano, os jovens, são eles que acompanham os momentos de alegria e encontros. Um viva a Confraria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso!
      Tem gente que fala que só bebe isso, mas é uma minoria... a grande maioria da população que bebe vinho fino no Brasil, bebe vinho jovem!
      :)
      VIVA!!!!!
      beijos

      Excluir