Degustar vs Tomar um bom vinho

Degustar ou beber um vinho?
Na minha vida tem espaço para as duas coisas.
Têm vezes que eu só degusto, tem vezes que eu só bebo e têm vezes que faço as duas coisas.
Como divido essas definições?

Degustar é quando eu estou com pessoas do mundo do vinho e nos encontramos (atualmente de
forma virtual) para provar rótulos novos, clássicos ou de safras diferentes. Nestas ocasiões, eu estou 100% focada no que está na minha taça.

Beber vinho pra mim é estar com amigos com uma taça na mão. Nesses momentos, quando alguém me pergunta o que eu achei do vinho, preciso dar mais um gole focada, pois, de verdade, estou bebendo sem prestar atenção.


E quando faço as duas coisas? Na grande maioria das vezes. Os primeiros goles são de degustação, as primeiras giradas na taça são prestando atenção nos aromas que o vinho entrega... mas a partir dai, meu foco vai para a conversa, para o estar junto e não mais para o que estou bebendo.

Confesso que essa é a melhor forma de beber um vinho... 5 minutos de atenção no que está na taça e várias horas de boas energias trocadas através de conversas descontraídas.

Outro dia, num encontro virtual com as minhas amigas do Sul abri um Malbec bem especial.
Por ele ser especial, abri um pouco antes de entrar on-line para poder degustar.



O escolhido foi o Luigi Bosca Malbec Terroir Los Miradores 2017. Estava um espetáculo! Aromas de frutas negras, notas de especiarias e um toque floral. Tudo o que se espera de um bom Malbec que passou - em parte - 12 meses em barricas de carvalho francês. Na boca, um super equilíbrio. Taninos elegantes e macios, a acidez na medida certa e muito, mas muito sabor.

Depois de degustar, hora de conectar com as gurias e beber o vinho harmonizando com as novidades da vida de cada uma delas.

Deguste sim, mas não esqueça que por vezes beber sem compromisso é muito mais energizante, não seja um ENOCHATO.

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário