Toscana além do Chianti - Fórum ProWine São Paulo

Foram 8 meses só provando vinhos on-line com amigos e confrarias. Até a semana passada que fui no meu primeiro evento de vinho depois do "fim do mundo".

Acredito que não deva existir quem não tenha sentido o baque desse caos que vivemos em 2020, aliás, que ano heim?! Fiz tudo tão diferente no Réveillon passado que acredito que parte disso tudo seja culpa minha. 

hahahaha Brincadeira, mas por via das dúvidas vou voltar a fazer as minhas "simpatias de ano novo", não custa, né!?

Voltando ao evento, que saudade que eu estava, mas confesso que medo esteve comigo até o momento em que cheguei. Pois o cuidado do pessoal da #ProWineSP foi intenso. As mesas com o distanciamento seguro, álcool em gel individuais disponíveis nas mesas. Higienização da sala entre uma degustação e outra. Toda brigada paramentada... me senti realmente segura. Em função de ser um evento híbrido havia poucos convidados presenciais e várias pessoas acompanharam pelo Youtube, isso garantiu também a segurança, pois menos pessoas circularam pelo local.

É louco que num texto sobre vinho eu só comece a falar no assunto tantos parágrafos depois, acho que porque, nos dias de hoje, os valores mudaram um pouco e a segurança passou a ser primordial.

A ProWine São Paulo - é uma grande feira de vinhos que reúne apenas profissionais do mercado, fazendo a ponte entre produtores, importadores e lojistas. Este ano, em função de tudo, organizaram um fórum híbrido com degustações e palestras presenciais e com transmissão ao vivo pelo canal da feira no Youtube.

Mas vamos lá, eu escolhi a degustação "Toscana além do Chianti". Alessandro Colombara e Daniel Ravetta, falaram sobre a região, uvas e, claro, conduziram a degustação.

Os vinhos degustados foram:

Le Stoppie Vermentino - San Felo: Um varietal aromático, com notas de frutas tropicais maduras. Além disso, apresentou notas florais e de lichia. Na boca, super fresco, com boa acidez (mas não exagerada) e um toque mineral.

Vigmaioli del Monte Amiata Rosso Toscano: O vinho é um corte de Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot. Apresentou bastante fruta vermelha no nariz com um toque de cravo e especiarias. Na boca, um vinho fácil de beber, com taninos macios, notas de pimenta e com o álcool equilibrado.

Peposo Rosso IGT Toscano: também um corte de Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot, mas que se mostrou um vinho bem mais complexo. Apresentou aromas de frutas frescas e notas florais. Na boca, um toque mineral, equilibrado, com taninos macios. Uma delícia, foi o meu preferido.

Sanfelo Morellino di Scansano - outro corte de Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot, este vinho apresentou aromas de groselha e amoras. Na boca se mostrou intenso e equilibrado.

O bacana destes tintos é que todos eram da mesma região e com o mesmo corte. Esse tipo de experiência nos possibilita aprender... é disso que eu gosto em eventos de vinho - e sinto falta: APRENDER, beber é consequência.

Santé!

2 comentários:

  1. Que legal, sinto falta de um evento desses!! Hehe
    Quero experimentar esse Peposo Rosso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem bom...
      pois é... agora aos poucos os eventos começam a voltar!
      :)

      Excluir