Fomos recebidos com um café da manhã delicioso, feito com produtos locais. O anfitrião Gustavo Borges, proprietário da vinícola, nos passou algumas informações de sua história e nos deu um panorama dos seus planos para o futuro. O grupo, formado por jornalistas, blogueiros e enófilos, estava bem atento para não perder nenhuma informação.
Depois o professor Fábio Lenk, coordenador do curso de "Tecnologia em Viticultura e Enologia", do Instituto Federal São Paulo, nos deu uma verdadeira aula de como produzir vinhos. Com muita simpatia, didática e conhecimento nos ensinou, de forma clara, como é o processo da criação de um vinho, desde a vinha, até a garrafa.
![]() |
Jane, Carol e Evelyn - Foto by Victor |
Após as explicações, fomos para a parte prática da "Wineclass". Primeiro o desengace das uvas. Eu nunca havia participado efetivamente deste processo, cada gota que respingava, me trazia a sensação de "fazer parte".
Na saída, pudemos ter a sensação de ser "vinho", passar por dentro de uma cave e ver suas paredes cristalizadas foi incrível.
Para encerrar um almoço bem português, como as vinícolas da região. Só tenho a agradecer a oportunidade de participar de um domingo bacana e com tanta aprendizagem.
Santé!
Ótimo post! Realmente um domingo muito bacana e com aprendizado que fica pra sempre dentro de nós! Fazer parte, estas duas palavras podem resumir bem o que foi o encontro.
ResponderExcluirBjos
Temos que fazer mais isso!! :)
ExcluirJane, que experiencia única!! Adorei e a foto está sensacional! Nada como sentir na pele como é ser um enologo para entender mais sobre o assunto.
ResponderExcluirGostei também da nova foto dos copos no blog.
Beijos e sucesso!
Ale Esteves
www.damadovinho.com.br