Domaine La Garelle Merlot Syrah 2019

Um amigo, amante de cerveja, me perguntou: "todo vinho rosé é doce?" A minha resposta foi de imediato: NÃO!

Assim como os brancos e tintos, os rosés podem ser secos ou doces, dependo da uva utilizada e de como o enólogo produzirá o vinho. 

Os vinhos rosés são feitos ou de uvas tintas, ou de cortes entre uvas brancas e tintas. A sua cor vai depender do objetivo do enólogo, de acordo com o tempo que ele deixar o vinho em contato com as cascas das uvas tintas. 

Eu, particularmente, amo vinho rosé, se for Provence - ou "tipo Provence" - mais ainda! Quando falo "tipo Provence" estou me referindo as características visuais de cor de "Cebola". Um salmão bem clarinho, lindo d+!

Eu escolhi, para ilustrar este post, o Domaine La Garelle - Merlot | Syrah, trazido para o Brasil pela Chez France e que pode ser comprado on-line, no site da empresa.

O vinho tem a cor "Provence" que eu adoro. Apresentou aromas de frutas vermelhas, como morango e framboesa e notas de frutas cítricas. Na boca o vinho é seco, com boa acidez e bem equilibrado.  

De verdade, pra mim, é um vinho que combina com o ato de respirar. Piadinhas a parte, o vinho harmoniza com petiscos, comidas leves, saladas, mas também combina perfeitamente com amigos ou com a leitura de um livro.

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário