Vinhos de Bordeaux - 9 rótulos numa noite fantástica.

Esta semana fui numa degustação fantástica. Daquelas que até mesmo chuviscando da vontade de sair de casa. 

A degustação era da Sbav-SP, organizada por mim e pelo Philippe Ormancey, da Chez France. Na noite do nosso evento além do Philippe ainda contamos com a presença do seu sócio Eduardo Cavalcanti. 

Gente, que noite! A ideia era ser uma noite de Bordeaux às cegas, mas como o Philippe selecionou 9 vinhos para a gente degustar, acabamos escolhendo fazer 3 flights, 2 às cegas e 1 no formato tradicional. 

Antes de falar dos vinhos, 2 curiosidades sobre Bordeaux. Primeiro, você sabia que existem 65 DOCs na região? Pois é, temos bastante coisa pra estudar. E a segunda curiosidade é que as grandes vinícolas por lá são chamadas de Château, ao mesmo tempo que as grandes vinícolas da vizinha Bourgogne são chamadas de Domaine. 

No 1º set. às cegas, 2 vinhos de entrada, sem madeira, super equilibrados e prontos. Daqueles vinhos para harmonizar com Netflix, ou mesmo um bate papo entre amigos. A ideia era acordar as papilas gustativas para o que estava por vir.  Ambos os vinhos eram o mesmo corte e da mesma safra. 

No 2º set, também sem ver os vinhos, 3 vinhos mais complexos, já com estágio em madeira e muita, mas muita maciez. Daqueles Bordeaux que nos mostram o porquê da fama dos Bordeauxs, mesmo sem precisar daquele investimento mais pesado. Aqui a ideia foi descobrir qual era o "varietal", qual era o "corte" e qual era o "intruso", de fora de Bordeaux. 

Ai para dar uma limpadinha no paladar para o grande set da noite, degustamos um branco muito interessante, feito com as 3 uvas brancas mais famosas da região, Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle. Um vinho complexo e cheio de personalidade. Daqueles brancos que nos fazem entender que não precisa ser verão para tomar vinho branco e que nem todo vinho branco harmoniza com piscina. Fantástico, um dos meus preferidos da noite. 

E para finalizar, uma degustação de 3 vinhos Tops de Bordeaux, vinhos que não poderiam ser às cegas, que precisaríamos estar bem conscientes para degustá-los com toda a atenção merecida. 

O flight da noite foi fantástico, a companhia então nem se fala. E, além de tudo isso, ainda tivemos uma aula sobre Bordeuax, para entender um pouco mais sobre a região. 

Obrigada ao Philippe e ao Eduardo pela parceira e pela companhia agradável e divertida dos bastidores.

Hoje, depois deste mergulho em Bordeaux o nosso Santé é mais Santé do que nunca.

P.s) As fotos dessa vez foram cedidas pelo pelo Eduardo e pela Mônica, já que a câmera do meu celular morreu!
:(

Nenhum comentário:

Postar um comentário