GE - abril - Uma noite de Pinot Noir

Cada vez está mais na moda as pessoas terem confrarias. Lembro de mais de 10 anos atrás quando tínhamos uma confraria de várias pessoas que tinham blogs de vinho. Era fantástico. Na época, nos reuníamos para beber vinho e comer bem. Essa mesma confraria por alguns meses também fez eventos para degustar águas às cegas (uma experiência fantástica, por sinal). 

Bom, o fato é que hoje em dia vejo confrarias acontecerem todas as semanas, as vezes super bem organizadas, outras nem tanto, com aquele "oba oba" que não me convence. Eu, particularmente, faço parte de 4 confrarias oficiais e mais uma que não tenho compromisso, mas sempre que me convidam e eu posso, vou. TODAS têm um propósito.
O Grupo de Estudo é a mais séria delas, é onde a gente aprende primeiro pra depois beber, se divertir e trocar ideia. 
Este foi o nosso encontro de abril, o tema era Pinot Noir, para a minha alegria. No GE as degustações são sempre às cegas, então o tema é a última coisa que precisamos acertar. Primeiro pensamos nas uvas, idade dos vinhos, possíveis regiões, para depois "chutar" o tema escolhido pela participante que organizou, porque tem isso, cada mês é uma a pensar no flight que vamos degustar.

Agora vamos falar dos vinhos. 
Korta Selección Especial Grosse Mérille 2019 - o intruso da noite. Um vinho curioso com aromas de frutas vermelhas e leves notas florais. Na boca é equilibrado, com boa acidez.

Becker Landgraf Spätburgunder & Sankt Laurent Trocken dry 2018 - Spätburgunder quer dizer Pinot Noir em alemão... como se pronuncia? Não faço ideia, já tentei por vezes aprender, mas é complicado pra mim. Este é um blend, mas 60% é Pinot Noir. Apresenta aromas de frutas vermelhas, com destaque pra cereja e uma nota de menta. Na boca, equilibrado e elegante.

Louis Latour Bourgogne Pinot Noir 2021 - o mais especial da noite, claro... Um vinho com características de Pinot da Bourgogne. Fruta vermelha, uma leve nota animal. Na boca, boa acidez, taninos elegantes e muito equilíbrio.

Enfim, foi uma experiência muito legal, como sempre!
Que venham os próximos, posts, pq as reuniões já aconteceram... eu que não escrevi.
Santé! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário