O evento contou com centenas de degustadores e apresentou os 16 vinhos melhores colocados às cegas entre 309 amostras inscritas. Alguns vinhos ainda estão em barrica e com certeza serão um sucesso assim que engarrafados.
Recebi o convite da .DOC Assessoria para participar desta avaliação, além de poder conhecer um pouco mais de algumas vinícolas da Serra Gaúcha, no Enotour .DOC, que aconteceu de quarta a sábado desta mesma semana, unindo o útil ao agradável.
Foto fake: não houve momento "ficar de bobeira" |
Preciso assumir que a viagem estava ótima, mas muito cansativa, além das 15 vinícolas que conhecemos em 4 dias, ainda acordei cedo para editar e enviar as fotos diariamente para os demais jornalistas. Descoberta: NÃO TENHO MAIS 18 ANOS, PRECISO DORMIR.
Leandro - Enólogo da vinícola Perini |
Voltando ao Enotour, foi uma experiência bem legal, além de degustar alguns rótulos que não havia provado, pude conhecer mais sobre os processos de produção, e o melhor de tudo, pude degustar vinhos em diferentes etapas de fermentação.
Foi bem educativo para mim. Aliás, o mais importante foi aprender sobre a fermentação malolática. Ok, isso foi piada interna, mas eu precisava citá-la.
Degustamos vinhos das seguintes vinícolas:
- Adolfo Lona
- Don Guerino
- Vallontano
- Garibaldi
- Aracuri
- Salton
- Aurora
- Geisse
- Don Giovanni
- Peterlongo
- Domno do Brasil
- Basso
- Perini
- Don Laurindo
- Maximo Boschi
Ufa, cansei só de lembrar.
Além dessas amostras, ainda tivemos uma aula sobre os "Merlots do Mundo" e participamos de uma degustação temática às cegas apenas dessa uva oferecida pelo pessoal do Spa do Vinho, onde estávamos hospedados.
Com o tempo vou postando detalhes das visitas, mas agora preciso descansar.
Adorei o passeio que "de passeio", teve só o nome, pois trabalhei o tempo todo.
Galera do bem: Fabiana, João, Jane, Fernanda, Orestes, Anna, Iza, Alessander, Pedro, Alain, Viviane, Glaucia, e Edu. (Faltando o Christian que nos abandonou por ser muito importante.) |
Santé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário