Bodega Salentein - Uma visita que vale a pena!

A última visita da viagem precisava ser especial. E foi!

Fomos, ainda no Vale del Uco, na Salentein.


A bodega, que exporta para 46 países, fica numa altitude de 1350m, sendo que possuem vinhedos de até 1700m de altitude e isso se reflete nos seus vinhos. 

Os enólogos Gabriela Garcia e José Galante e suas equipes são responsáveis pela produção de 11 milhões de litros ao ano dos vinhos da Bodega. É muito né?! Também fiquei surpresa com a quantidade. 

Entre as uvas plantadas estão Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier e Gewurs entre as brancas e Malbec, Pinot Noir, Pinot Meunier, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Tannat e Tempranillo entre as tintas. 


A irrigação na Bodega é por gotejo, com água da Cordilheira dos Andes.

Foi, entre as vinícolas que visitamos, a primeira que falou que também usa Barrica Americana, além das Francesas, para a elaboração de alguns de seus rótulos.


Depois do passeio pelos vinhedos e pela bodega, fomos para uma sala linda de degustação e experimentamos os seguintes vinhos:


Salentein Cuvée Spéciale Extra Brut N.V - Um espumante leve. Charmat de chardonnay e Pinot Noir, 6 meses de contato com as lias. Aromas leves de frutas vermelhas, notas de pão. Na boca é bem fresco.


Salentein Primus Chardonnay 2017 - Um vinho que passou por 10 meses de Carvalho. Aromas de pêra, casca de laranja e nuts. Notas de resina e mel. Acidez boa, untuoso e notas minerais.



Salentein Primus Pinot Noir (Primum) 2019 - Passou por 10 meses de barrica. Aromas de frutas vermelhas, cereja e morango. Notas de terra e um toque defumado. Na boca, macio e equilibrado.


Salentein Numina Malbec 2020 - Um blend de 2 Malbecs de altitude que passou por 14 meses de barricas usadas. Aromas de cereja, alecrim e violeta. Tanino macio e boa acidez. 



Acabando a degustação não fomos embora não, ficamos para almoçar no restaurante. Que fantástico! Que comida saborosa, no capricho.

Foi tudo simplesmente perfeito, agradeço ao pessoal Bodega, principalmente ao Andrés e a Jimena que organizaram tudo para gente. Foi Impecável. Já aproveito para agradecer o Deco Rossi, da Winetclub, que fez este contato pra mim.


Além dos vinhos que já havíamos provado ainda degustei o Cuvée Exceptionnelle Blanc de Blancs Brut Nature um espumante bem refrescante.


Salentein Primus Malbec (Primum) 2020 - Um vinho muito bom, mas que não estava pronto. Ainda estava amarrando muito a boca, precisa de tempo em garrafa para abrir.


E o Finca San Pablo Single Vineyard Sauvignon Blanc 2018 - Um vinho bem gostoso. Com notas leves de resina e um toque de aspargos.


Os vinhos da Salentein são trazidos para o Brasil pela Zahil e podem ser adquiridos pela site da importadora. 

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário