Viagem da Sbav-SP para a Avaliação Nacional de Vinhos | Safra 2022 | 1º dia

Hora de falar sobre a minha viagem com o pessoal da Sbav-SP para o Vale dos Vinhedos, na "XXX Avaliação Nacional de Vinhos" - Safra 2022.

Resolvi que farei um post por dia de viagem, assim não ficará muito cansativo, afinal foram muitas visitas e não daria para escrever em um texto só. 

A viagem começou no dia 02 de novembro, nos encontramos em Congonhas e voamos para Porto Alegre. Num piscar de olhos já estávamos em solo gaúcho. Confesso que sempre que passo por Porto minha memória aflora e meu coração se enche de saudade, mas foi rápido, em menos de 1 hora depois, já estávamos no micro-ônibus indo para a Serra Gaúcha, outro parênteses nas minhas recordações de "vidas passadas" nesta mesma vida. 

Fomos direto para um almoço na Vinícola Don Guerino, em Alto Feliz, mas antes, uma paradinha no Deck da vinícola para começar a viagem com o pé direito e um brinde especial com o espumante Malbec Rosé Brut. 

Um espumante feito pelo método Charmat, super refrescante, com bastante aroma de frutas vermelhas. Equilibrado e festivo.


Ainda no Deck, antes de entrarmos para o almoço - que foi incrível - tivemos um bate-papo com o Bruno Motter, enólogo da vinícola e eleito o enólogo do ano em 2022. 

Depois, entramos para o restaurante. As comidinhas estavam um espetáculo tudo muito saboroso. Os vinhos que acompanharam esse almoço harmonizado foram:


O Don Guerino Reserva Chardonnay 2022. Um belo Chardonnay! Aromas de abacaxi com um toque flores e notas de mel. Na boca super complexo, untuoso e gastronômico.



Depois, fomos para o Don Guerino Teroldego Origine 1880, safra 2020Um vinho super redondo, que passou 9 meses em carvalho americano e francês. Apresentou aromas de framboesa com notas de chocolate e um toque de especiarias. Na boca, redondo e com taninos macios.



Em seguida o Don Guerino Malbec Vintage 2021. Um Malbec com aromas de frutas vermelhas maduras, notas de especiarias e um toque floral.



Depois a grande estrela do almoço o Don Guerino Terroir Selection Teroldego 2017. Um baita vinho! Aromas de frutas maduras, pimenta, café, chocolate. Na boca, taninos intensos e uma complexidade gostosa e equilibrada. 



Para encerar, o Don Guerino Cuvée Extra Brut. Um espumante feito pelo método charmat, com aromas de frutas tropicais, um toque de mel e notas de brioche. Na boca, fresco e cremoso.



Esse foi o resumo da visita, mas além desses rótulos - que com certeza foram protagonistas no nosso almoço - ainda tivemos muita conversa entre amigos e uma interação gostosa que só me fez entender que aquilo tudo seria o início de uma viagem inesquecível. Que povo animado, bom d+.


Depois fomos para o hotel Dall`Onder Ski, em Garibaldi, e ai meu povo, foi mais um mergulho numa vida passada. Para quem não sabe morei na cidade há uns anos e é impossível para mim voltar lá e não resgatar essas memórias. Claro, no caminho do hotel, passamos pelo meu apartamento... que saudade das minhas almofadas feitas com todo carinho pela minha mãe e do meu sofá bricolado e mega reaproveitado!
No fim do dia, fui encontrar uma amigona para mais um bate papo cheio de carinho e recordações. 

Enfim, finda-se o primeiro dia de visita, hora de descansar, mas antes um chazinho na recepção do hotel com o pessoal para relaxar e acomodar as coisas antes de dormir.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário