Viagem da Sbav-SP para a Avaliação Nacional de Vinhos | Safra 2022 | 2º dia

Meu primeiro post de 2023 é para continuar a séries de publicações sobre a minha viagem com a Sbav-SP para a Serra Gaúcha, em outubro de 2022, mesmo que um pouco atrasada. 

A ideia é contar sempre um resumo de cada dia, para servir como sugestão de programação, mas também para servir como um diário de bordo de tudo que vivemos por lá. 

No dia 03 de novembro de manhã, logo após o café da manhã, já partimos para a nossa primeira vinícola do dia. E ai a régua já foi lá pra cima. A vinícola era a Miolo, que além de contar com uma super estrutura de visitação, ainda é "amiga da Sbav-SP", ou seja, temos uma amizade e um carinho muito forte pela família, pela vinícola e pelos vinhos. 

Felizmente coincidiu do Fábio Miolo estar por lá no mesmo dia que nós, então tivemos a honra de fazer a visita com a companhia dele. Conhecemos toda a parte de produção, visitamos as caves e, por fim, fomos para a degustação, afinal já era noite em algum lugar do mundo! 

Os vinhos que provamos foram:

Millésime Brut 2018 - Com bom perlage método tradicional. Aromas cítricos e de brioche. Na boca super cremoso.

Single Vineyard Alvarinho 2022 Aromas de Banana e flor de laranjeira. Em boca e fresco e saboroso!

Cuvée Giuseppe Chardonnay 2021Manteiga no nariz e em boca! 8 horas com as cascas e passa pelo processo de batonagem. Aromas de Pera pessego maçã. Em boca é Untuoso


Single Vineyard Cabernet Franc 202112 meses de barrica Aromas fruta vermelhas / especiarias / pimenta / tostado Acidez media, tanino macio F vermelha madura na boca jabuticaba
Lote 43 Cabernet Sauvignon - Merlot 2020 Ja havia tomado… Me pareceu mais pronto, mais redondo. Chocolate, Fruta madura, Pimenta, Especiaria Tanino macio redondo Acidez media.
Seival Estate Sesmarias 2020Baita vinho. Nunca tinha tomado! Todo em barrica Sem prensagem sem filtragem Cacho dentro da barrica sem prensagem… só rolagem por 40 dias + 1 ano em barrica nova Safras 08, 11, 18 20 as Uvas são sempre as mesmas, mas muda a porcentagem todo safra para ser diferente. Produção super especial de apenas 9 mil garrafas.

Saindo de lá fomos almoçar no restaurante da Casa Valduga. 

Lá participamos de um clássico almoço da Serra Gaúcha, com direito a massa, galeto e salada de rúcula com bacon. 

Os vinhos foram:

Era Chardonnay 2022 - Um bom Chardonnay Pera, mel, manteiga. Boa acidez!

Terroir Merlot 2018 - Fruta vermelha madura, pimenta, menta. Equilibrado.


Na saída, fomos recebidos pelo Irineo Dall Agnol para ver o pôr-do-sol na Vinícola Estrelas do Brasil. Um verdadeiro espetáculo da natureza, harmonizado com espumantes super bacanas.


Espumante Riesling Itálico - Foram, fresco… boa acidez!

Espumante Brut - Método tradicional. Bastante brioche e uma super cremosidade. Perlage encantador.

Espumante Nature RoséFrutas vermelhas, pão, um leve floral. Na boca o trim dos natures e boa acidez! 

Dall'Agnol DMD - Um vinho laranja. Visualmente branco. Bem seco e com aromas bem característicos.

Depois desse dia incrível, e que dia,  fomos descansar. 
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário