Garzón: Um Belo Passeio no Uruguai


Escrever sobre vinho é um hobby. Um hobby recheado de sabor.
Dentre todas as coisas que envolvem ter um blog de vinho a mais legal delas, com certeza, é quando fazemos visitas à vinícolas. Pois além de ricas em conteúdo, história e cultura, essas experiências são cheias de sabores e belezas.

Eu amo vinho e amo o Uruguay. Para mim, nada melhor que visitar as bodegas do país vizinho. Fui conhecer a Bodegas Garzón, que fica na divisa entre o departamento de Rocha e Maldonado. Pela costa, seria entre La Paloma e José Ignácio. Bem no meio, então em termos de hospedagem é tranquilo qualquer uma das duas localidades, ambas são incríveis e apaixonantes. 


José Ignácio é um "pouco", entenda-se muito, mais caro, mas se estiveres com algum dinheiro sobrando, super vale a pena, pois é um verdadeiro paraíso. 


Mas La Paloma também é bacana e tem uma energia que vi em poucos lugares na minha vida, acho que só no Farol de Santa Marta, no litoral catarinense. O ideal mesmo seria passar uma noite em La Paloma e outra em José Ignácio, se der, ainda podes seguir viagem para Punta del Este, que é sempre uma boa pedida. 

Voltando ao assunto da vinícola, o grupo Agroland é dividido, principalmente, entre Colinas Garzón e Bodegas Garzón


Mas eles também têm amêndoas, gado, mel, pães - maravilhosos, acabei de salivar só de lembrar, quem ficar em José Ignacio pode se deliciar com tudo isso na padaria da própria bodega. Enfim, uma estrutura de mais de mil hectares de pura beleza. 


Os azeites levam a marca "Colinas Garzón", e ficam na base de um vale muito lindo.


Já os vinhos levam a marca "Bodegas Garzón". Esta fica há uns 7 km de distância, para cima, ou seja, com uma vasta vista do vale, um lugar que é pura tranquilidade e sossego, para curtir o silêncio da natureza.


No site Bodega Garzón, consegues ver os vários pacotes de passeios que eles oferecem, desde uma visita mais básica até grandiosos passeios de balões. 


O meu conselho é o pacote "Experimente Garzón", neste terás a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da Garzón, além de aprender o básico sobre como a azeitona vira um delicioso azeite. 


Passando por várias curiosidades, como o fato de que um azeite, após 2 anos de garrafa, começa a perder qualidade, e por isso não vale a pena ficar deixando para depois um azeite especial, bom mesmo é degustá-lo o quanto antes. 



Depois da parte teórica, vem um passeio entre as Oliveiras e logo a seguir a melhor parte, a degustação de 3 azeites e, neste pacote, 3 vinhos. 


Todos os azeites Colinas Garzón, tem até 0,2 % de acidez, tendendo a baixar cada vez mais. 
Preciso ser sincera, muito do que foi falado em aromas e sabores eu não consegui identificar, foi como voltar ao tempo em que comecei a aprender sobre vinhos


Certeza que o azeite que eu mais gostei foi o blend das azeitonas Arbequina e Coratina. Para mim, perfeito, seja para pratos e entradas refinadas, seja para comer simplesmente com pão. 



Os outros dois eu achei muito parecidos, foi ai que meu conhecimento não conseguiu alcançar tamanha precisão. Achei ambos mais intensos e por isso acredito que seriam ótimos para acompanhar uma salada especial, por exemplo. 

Eu não sei dizer se são sempre os mesmos vinhos degustados, mas os que nos apresentaram foram: o Sauvignon Blanc, Albariño e Tannat.


O Sauvginon Blanc é super levinho, eu acho que combina muito bem com uma tarde na piscina. Não tem aquele verde clássico desta uva, se mostrando mais fresco e frutado, para mim o que mais se destacou foi o aroma de pera. O vinho se mostrou com uma alta acidez o que ajudaria muito na harmonização com frutos do mar, por exemplo.


Já o Albariño apresenta um pouco mais de corpo, se comparado ao Sauvignon, mas tem um corpo leve, muita fruta no nariz e um toque floral. O vinho poderia harmonizar com um peixe mais elaborado.


O Garzón Tannat foi o último vinho que provamos. Ele apresentou aromas de frutas vermelhas, um pouco de especiarias e notas de tostado. Um vinho super equilibrado com taninos macios e um sabor bem envolvente. O vinho acompanharia muito bem um belo churrasco com carnes leves.


Se organize antes e ao terminar o passeio, passe no restaurante da Bodega. 


Lá, além de comer bem, poderás apreciar a linda imensidão do vale que nos enche de paz e tranquilidade.
Vale muito a pena.

Quem traz os vinhos e azeites da Garzón para o Brasil é a WorldWine, importadora que vende online para todo o Brasil.

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário