Bodega Norton - Um enoturismo excelente.

Hora de falar da visita à Bodega Norton, no dia 22 de setembro de 2022! 
Gente, que visita! Todos os passos que demos por lá foram gratas surpresas. 


Primeiro um almoço, maaaaravilhoso (piada interna). Comida bem temperada, com gosto de puro carinho. 
Tudo muito caprichado. Isso sem falar nos funcionários. O Chef, o pessoal do salão... um mais simpático que o outro, nos sentimos abraçados de verdade.
Para harmonizar tomamos 2 rótulos da Norton:


Finca Perdriel Vineyard Selection 2017
Um corte de Malbec, Cabernet Sauvignon e Merlot. Aromas com uma certa complexidade, mas com bastante fruta madura no nariz. O vinho é de Perdriel (950mt de altitude - ali mesmo onde estávamos), que passou 16 meses em barricas novas, ou seja... apresenta um chocolate super explicado!
Bem bom!


Aromas de frutas negras maduras, com notas florais e um toque bem presente de tabaco, afinal passou 12 meses de barricas, de 1º e 2º usos. Na boca, taninos super macios e equilibrados.


Depois, para fazer a digestão, um passeio nos vinhedos acompanhados do agrônomo da vinícola, Clodomiro Graffigna. Que conversa agradável, vários ensinamentos. Falamos de solo, de clima, de previsão do tempo, variedades de uvas, controle de pragas, entre outros assuntos que agregaram muito! Isso tudo com a vista da Cordilheira ao fundo! Que dia! 

Quando a gente compra um vinho não consegue perceber tudo que está por traz daquele líquido engarrafado. Tem todo um cuidado a partir das vinhas, que requer atenção e dedicação, em todas as estações do ano.  Não é porque o vinhedo está "dormindo" que não tem gente cuidando dele. 

Após o Clodomiro nos entregou para o enólogo Hernan Scarel, que nos guiou num passeio pela Bodega. As caves, todos os equipamentos que uma vinícola precisa, detalhes bem bacanas que fizeram toda diferença. Depois, no caminho para a sala de degustação, tivemos o prazer de escolher uma das garrafas, que ainda não estão no mercado, para provar durante a nossa prova. 

Na degustação provamos 6 vinhos:

Finca Perdriel Series Sauvignon Blanc 2022

Um vinho fresco, mas ao mesmo tempo complexo. Aromas de pêssego, flores brancas, um toque frutas tropicais e uma leve nota herbácea. O vinho passou 6 meses em barrica, sendo que 10% do vinho ficou em contato com a leveduras. Na boca é puro amor!



Altura Pinot Noir 2022

Vinho degustado sem rótulo, esse que pegamos no caminho! Aromas de frutas vermelhas frescas, com destaque para morango. Uma acidez super marcante. Eu já havia provado outras safras e continuo tendo um carinho especial por ele. Na boca, também apresenta uma certa mineralidade. 



Altura Malbec 2020

Um vinho que passou por batonagem e 12 meses de barricas - de 1º e 2º uso. Aromas de frutas negras, notas terrosas e um toque mineral. Na boca, taninos macios e puro equilibrio.



Lote La Colonia Malbec 2020

LC 120. Um vinho com uvas de Perdriel. Mais tânico, com um tanino mais duro. Aromas de frutas negras maduras e notas de tabaco.



Finca Perdriel Centenario 2019

Um blend de Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon. Aromas de frutas vermelhas maduras, com destaque para framboesa. Notas bem presentes de pimenta, chocolate. Na boca é redondo, encorpado e com tanino médio e acidez média. 



Gernot 2019

Enfim chegamos ao vinho ícone da vinícola. Ele passa de 12 a 16 meses de barrica. Super equilibrado, macio, um verdadeiro carinho. Um corte de Malbec, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon. O Malbec traz tanino e fruta, o Cabernet Franc complexidade e mentolado e o Cabernet Sauvignon potência e tempo de guarda.



Enfim... eu só tenho a dizer que a visita foi perfeita. Vinhos maravilhosos, comida muito boa, pessoas super preparadas para receber, uma infraestrutura de enoturismo invejável. 

E para terminar uma curiosidade, bem interessante, eles tem uma produção de 50% de vinho branco. Bastante, né!? Com isso eles atingem um mercado que, na minha opinião, tem crescido muito: pessoas que apreciam vinhos brancos! EU, por acaso, estou nesse grupo! 


Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário