As Castas patrimoniais do Chile” - by Christian Sepulveda, enólogo J. Bouchon

Eu sempre correndo para colocar a minha vida "etílica" em dia por aqui. 

Hoje vou contar para vocês como foi a degustação que participei da Sbav-SP, em parceria com a importadora World Wine, agora em junho. O tema da noite foi As Castas patrimoniais do Chile”. Contamos com a presença do enólogo chefe da J. Bouchon Family Vineyards, Christian Sepulveda, que falou um pouco sobre a história da vinícola e detalhes do Terroir.

A J Bouchon é uma vinícola chilena com mais de 130 anos de história. Ela fica no Valle Del Maule e por lá a intenção é sempre buscar para o vinho o máximo da tipicidade do Terroir. 

Eles valorizam também as uvas locais e, por isso, estão resgatando videiras de País, Carignan e Carménère.

Durante o evento degustamos 5 vinhos, uma verdadeira viagem pelas castas patrimoniais, tão especiais para o Chile.


O primeiro vinho foi um branco, que estava fantástico. O J. Bouchon Block Series Semillon, um varietal que passou 6 meses em barrica de carvalho francês. Um vinho fresco e com médio corpo. No nariz, aromas de frutas cítricas com um toque floral e uma leve nota defumada e de baunilha. Falando no paladar brasileiro, podemos dizer que o vinho era um meio termo entre um Sauvignon Blanc e um Chardannay. 

O segundo vinho foi o País Viejo by Bouchon, um vinho leve e bastante aromático. Frutas vermelhas bem presentes, com destaque para a framboesa. Na boca, super redondo e elegante. 

O terceiro vinho da noite foi o J. Bouchon Canto Sur. Um varietal Carménère com aromas de frutas vermelhas, com notas de terra e um toque de chocolate e tabaco. Na boca, redondo, macio e equilibrado.

O quarto vinho da noite foi o J. Bouchon Granito Cabernet Sauvignon | Carmenere. Um clássico, daqueles que a gente fala que tem "aroma de vinho". O vinho passou por 18 meses de foudre de carvalho francês. Apresentou aromas de frutas maduras e notas de madeira, com um toque de menta. Na boca se mostrou equilibrado, e encorpado. 

Por último, provamos o Carignan 2018 Vigno by Bouchon. Um vinho que faz parte do "selo" Vigno - é como uma marca coletiva de Carignan, quer dizer Vinhateiros de Carignan, que seguem algumas regras para divulgar e vender seus produtos. O vinho foi, sem dúvida, o que eu mais amei. Super equilibrado, com uma complexidade de aromas e com os taninos bem macios. 

degustação foi fantástica. 

Obrigada a Cris e a Claudia da WorldWine, a Sbav-SP e ao pessoal da vinícola pela noite agradável. 

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário