Marques de Casa Concha: 40 anos

Muita gente vai passear no Chile e acaba indo conhecer a Vinícola Concha y Toro, isso porque, a meu ver, ela é uma das grandes responsáveis pelo aumento do consumo do vinho no Brasil. As pessoas podem até começar tomando o Reservado da Concha Y Toro, mas acabam gostando da experiência e desenvolvem seu paladar para vinhos mais elaborados. 



Tenho diversos amigos que foram à vinícola só para passear, por conhecer o Reservado, e voltaram encantados e dispostos a investir um pouco mais em rótulos de vinho.



Fui no almoço em comemoração aos 40 anos do lançamento do vinho Marques de Casa Concha, rótulo que faz parte da linha super premium da Viña Concha y Toro. Esse é um dos vinhos que meus pais costumam nos dar de presente, o Cabernet Sauvignon para o meu irmão e o Pinot Noir para mim.
Foi super bacana conversar com o enólogo Marcelo Papa, eleito duas vezes o melhor do mundo. Receber uma garrafa com o meu nome e ainda por cima poder provar os vinhos da linha podendo ouvir a opinião do "Papa" no assunto.



O Marques de Casa Conha Chardonnay 2014, passa 11 meses por barricas de carvalho e apresentou aromas bem intenso, com destaque para pera e notas de avelã. No paladar se mostrou um vinho elegante e com um volume de boca "bem bom", um chardonnay que se adapta a todas estações do ano. 



Já o Marques de Casa Concha Pinot Noir 2014, passa por 14 meses de barrica de carvalho e apresentou aromas de frutas vermelhas, com destaque para framboesa, além de um toque bem suave de terra e tabaco proveniente da madeira. Na boca se mostrou pura elegância e equilíbrio. Sem dúvida continua sendo um dos meus vinhos favoritos "ever".



Por último queria falar um pouco do Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon, que é, disparado, o vinho mais vendido da linha. 
A safra é 2014 e passa 18 meses por barricas de carvalho. Isso influencia muito, tanto no aroma, quanto no sabor. Os aromas frutados ainda estão bem presentes, com destaque para amora, mas ele tem fortes notas de tabaco e tostado. Na boca, um vinho com gosto de vinho. Complexo, equilibrado, redondinho e com taninos macios, que mais parecem um carinho. Além disso, ele confirma o nariz no paladar. Bom d+.

Enfim, gosto muito desses eventos que posso absorver conhecimento além de degustar grandes vinhos.

Parabéns a Concha y Toro pela linha e por todo trabalho que vem realizando no Brasil.
Santé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário