Vinhos brancos para o verão.


Hora de deixar a preguiça de lado e voltar para a vida real. Hora de postar sobre os brancos que mais gostei na minha folga, merecida, de fim de ano.

Fui para casa dos meus pais no Sul com o propósito de não fazer nada, além de tomar banho de mar, piscina e beber vinho. E foi isso mesmo que eu fiz... 
Dentre os vinhos que levei, dois vinhos espanhóis varietais da uva Verdejo. E dos que abri da adega da minha mãe, dois Albariños uruguaios, afinal sou fã incondicional do país vizinho. 
Vamos aos vinhos.



O Mironia Verdejo é um vinho que, para mim, se mostrou super afetivo, pois me lembrou minha viagem para Espanha (que eu amei). Mas além de aroma e gostinho de Espanha ele apresentou aromas de pera, um toque de abacaxi e notas herbáceas. Na boca, super fresco, frutado e sedoso. Além de uma acidez bem presente e equilibrada. Gostei super! 



Já o Arindo, apesar de ser 100% verdejo também ele não me remeteu tanto, afetivamente falando, aos vinhos que tomei na Espanha, mas apresenta características da uva bem marcantes também. Aroma super frutado, com destaque para pera e frutas brancas maduras e notas florais bem presentes. Na boca, mostrou-se super fresco e saboroso. 


Já os dois Albariños uruguaios eu tomei na beira da praia, no Cassino, foram dois dias incríveis. Pedimos pastel de camarão, levamos as taças e o baldinho (para segurar o vinho gelado) e nos deliciamos com a paz que vem do mar. Claro que antes de voltar para a casa um mergulho para lavar a alma. 
O Garzón Albariño apresentou aromas de pêssego, notas florais e um toque de limão. Na boca, apresentou boa acidez e um toque mineral e harmonizou perfeitamente com o pastel e com a praia.


Já o Bouza Albariño é um vinho que eu gosto muito. Apesar de ter um toque de banana no aroma, que não me agrada muito, apresenta notas florais bem marcantes e um toque de manteiga que deixa o vinho sedoso na boca. Além de fresco, é se mostra super persistente e até um pouco complexo, mas nada que não combine com férias, pastel de camarão e mar. 

Então é isso, dos brancos das minhas férias escolhi esses para dar como dica, pois eles são fáceis de agradar e fogem do trivial Chardonnay e Sauvignon Blanc que estamos acostumados. Achei bacana diversificar um pouco.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário