Viñas Casa Blanca - Especialmente chileno



O Chile é um país cheio de encantos, paisagens incríveis e muita coisa para falar. Mas, na minha opinião, o que resumiria bem o Chile - com relação a vinhos - com certeza é seu terroir amplo, que consegue trazer para as garrafas os mais variados estilos de vinhos.



Tive o prazer de conhecer o Gonzalo Bertelsen, diretor de enologia da Viña Casablanca, num jantar muito descontraído e cheio de aprendizado. 
Na oportunidade falamos do solo do Chile, das mudanças climáticas anuais, cada vez menos previsíveis, que tornam a arte de elaborar bons vinhos um desafio diferente a ser enfrentado a cada ano, além de curiosidades, gastronomia e assuntos do cotidiano.
Claro que tudo isso regado a vinhos incríveis, verdadeiros carinhos.



Começamos a noite com um prato de lula harmonizado com o Nimbus Sauvignon Blanc 2016. Um vinho com aromas de frutas tropicais, destaque para lichia e para as notas de maracujá. O vinho é fresco e tem uma acidez macia, daquelas que não trava nem um pouco a boca. Além disso, apresenta um ótimo volume, ou seja é untuoso e cremoso.



Depois pedimos vários cortes de carnes para harmonizar com os dois tintos da noite.
O Nimbus Carménère 2012, um vinho vinho com um equilíbrio e uma complexidade que só se encontra em grandes varietais desta uva. Um verde quase imperceptível, característica que amei, pois não gosto muito daquele Carménère com muitas notas de pimentão verde. Ele apresentou aroma de frutas vermelhas com notas de baunilha, chocolate e pimenta do reino. Na boca, taninos macios e encorpado. Combinou super bem com as carnes.



O outro vinho da noite foi o Pinot del Cerro 2014. Um vinho muito especial, com garrafas numeradas e feito com uvas especialmente selecionadas para o rótulo que vem a ser a "menina dos olhos" da vinícola. Apresentou aromas de frutas vermelhas, com notas de especiarias. Mas sem dúvida o destaque está na suavidade e equilíbrio desse vinho. Taninos que parecem um carinho. Acidez presente - na medida certa. O vinho é tão bom que não vale a pena harmonizar com nada... bom mesmo é degustá-lo num bate papo com pessoas especiais.

Os vinhos são trazidos para o Brasil pela Casa Flora importadora e podem ser encontrados em diversos pontos de venda. Lembrando que a Casa Flora tem um showroom bem bacana com diversos produtos além de vinhos diferenciados. Fica no centro de São Paulo, vale a visita. 
Santé!

2 comentários: