Fondue com vinho Branco

Esta madrugada chegou, oficialmente, o inverno.


Chegou finalmente a época do ano em que podemos tomar vinho temperatura ambiente. Isso falando em São Paulo, porque pelo que vi no jornal e a minha família andou me contando, no Rio Grande do Sul as pessoas vão ter que esquentar alguns vinhos para deixá-los na temperatura ideal de serviço. 



Chega a ser engraçado pensar o tamanho do Brasil e todas as diversidades que temos por aqui. São tantas diferenças que nem é possível enumerá-las, mas tenho certeza que uma a grande parte do Brasil concorda com uma coisa: fondue é muito gostoso.
Para começar o inverno com pé direito preparei um queijo para harmonizar com um vinho bem especial que eu tinha em casa. 
Nas imagens clássicas de fondue com lareiras as pessoas colocam taças de vinho tinto, afinal um tinto sempre combina com frio, mas neste caso específico, um branco encorpado pode ser uma harmonização encantadora.



Foi o que eu fiz, escolhi o Goats do Roam White 2012, trazido pela Ravin para o Brasil. Um vinho com um bom corpo, aroma frutado com destaque para pera, com notas amanteigadas e um toque floral. Na boca, ele confirma o nariz e se mostra fresco, mas com muita personalidade. Sua acidez fez um par perfeito com a gordura do queijo. 
Para concluir, uma boa companhia e um filminho no Netflix. E que venha o inverno!
Santé!

Um comentário: