Albert Bichot 2013 Bourgogne Aligoté

Não é porque parei de postar que parei de beber. Sigo aprimorando meu paladar e aprendendo por meio da litragem, melhor forma de estudar "ever".
Hoje em dia, o vinho tem sido coadjuvante nos capítulos da minha vida, não sei se é porque o universo está tão pesado (com tragédias naturais, mortes por acidentes, terrorismo ou mesmo mortes naturais - 2019 precisa acabar logo) que tenho tentado passar mais tempo com meus amigos, conversando e contemplando o ócio. O vinho está sempre presente, mas é mais difícil parar pra pensar nele. Apenas gosto ou não gosto.



Um dos escolhidos esta semana foi do Albert Bichot 2013 Bourgogne Aligoté, um vinho que, apesar de já estar antigo - para os nossos padrões de vinho branco, ainda mais que não passou por madeira.
O vinho se mostrou rico em fruta, fresco e com uma acidez admirável para um 2013.
Antes de falar o que achei do vinho, queria falar um pouco da uva.
Aligoté, uma uva branca da Bourgogne que faz vinhos leves e secos maravilhosos. De certo modo pode até lembrar os vinhos da região feitos com a uva Chardonnay, mas ela não chega a ter a mesma estirpe da "coleguinha".
A Aligoté resiste bem ao frio, por isso é bastante utilizada em lugares em que as variedades mais delicadas sobrevivem - como a Bourgogne que produz muito Chardonnay e Pinot Noir.
Esta casta é muito usada para acrescentar acidez, notas cítricas e herbáceas na elaboração de cortes com outras variedades, de acordo com o objetivo do enólogo.
Enfim, voltando ao vinho. O Albert Brichot Aligoté 2013  estava equilibrado, posso até dizer que estava maravilhoso, com aromas de frutas brancas, notas florais e um toque mineral que me encantou.



De harmonização eu poderia inventar vários pratos super elaborados e sofisticados, mas resolvi cortar o "blablabla"e dizer que tomei com pão de queijo e ficou perfeito. Claro que o pão de queijo também não era qualquer um, era o delicioso pão de queijo da chef Elzinha Nunes (que já esta a venda no Mambo e St Marche).
Trocando em "miúdos", beba o que quiser, harmonize com o que quiser, só lembre-se de estar com pessoas especiais. São momentos assim que fazem a vida valer a pena.
Santé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário