Degustação on-line com vinhos da Pizzato

Sabe que estou muito cansada dessa nova realidade, não aguento mais esse distanciamento social. Neste cenário atual, as Confrarias de terça têm sido uma injeção de ânimo na minha vida. 




Queria compartilhar com vocês duas dessas degustações.



Ambas com participação do enólogo Flavio Pizzato, que nos falou um pouco sobre a história da vinícola e sobre seus vinhos.



No primeiro dia, degustamos o Pizzato Legno Chardonnay. O vinho é classificado como D.O do Vale dos Vinhedos, passa 10 meses por barris de carvalho e vem com a proposta de trazer complexidade e frescor para taça. 
Aromas de frutas tropicais, chocolate branco e mel são bem presentes. Na boca é encorpado, replica as sensações do nariz e nos traz ainda uma acidez equilibrada, um frescor suave e uma persistência bem significativa para um vinho branco.

No segundo dia, degustamos o Pizzato Alicante Bouschet e o Pizzato Concentus, que também tem o selo de D.O do Vale dos Vinhedos. 




O Pizzato Alicante Bouschet é um vinho bem intenso, que passou 12 meses por carvalho. Apresentou aromas frutas negras maduras, chocolate, notas florais e um toque terroso. Na boca possui bastante corpo e uma acidez equilibrada, o que faz dele um vinho que pode ser guardado por algum tempo. Cabe salientar que os taninos são bem presentes, mas em harmonia com o restante do vinho.



O Pizzato Concentus é um vinho super elegante. Um corte de Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon que depois de 11 meses em barricas de carvalho apresentou aromas de frutas vermelhas, notas terrosas e um toque de especiarias. Na boca é um carinho. Encorpado, estruturado, com muito equilíbrio entre acidez e taninos. 

Enfim, as duas degustações foram um prazer. Bom demais aprender um pouco e ainda degustar ótimos vinhos em boa companhia.

Obrigada ao Flavio e à Jane Pizzato que embarcaram conosco na Confraria de Terça.
Que venham outras terças-feiras.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário