Jantar Harmonizado: Argentina do inicio ao fim.

Semana passada aconteceu em São Paulo a "Semana Mesa SP". Com relação ao evento em si eu não posso falar nada, pois não fui, mas houve uma programação paralela bem interessante: o "Festival Mesa na Cidade". Na minha opinião é uma forma de aproximar o público da enogastronomia de qualidade e com isso desenvolver nas pessoas o prazer de comer bem.
A Wofa, Wines of Argentina, participou de um menu super especial no restaurante TUJU, na Vila Madalena. O Restaurante contou com a participação especial de alguns chefs estrangeiros: Kamila Seide e Michelangelo Cestari (La Paz - Bolívia), Antonio Soriano (Buenos Aires - Argentina) e Lucas Bustos (Mendoza - Argentina). A harmonização foi feita pelo embaixador dos vinhos argentinos no Brasil, Deco Rossi. 



Começamos pelo espumante María Codorníu Brut, resultado de um corte clássico de Pinot Noir e Chardonnay. O espumante estava super refrescante, com aquele aroma especial de fermento que todos nós procuramos num Brut. Na boca se mostrou cremoso, envolvente e elegante. Um espumante que pode ser protagonista em vários momentos felizes do nosso dia a dia. Na ocasião, harmonizou com os snacks de entrada.



Depois tivemos uma entrada com ostra, que foi harmonizada com o BCrux Sauvignon Blanc. O vinho é leve e frutado, com notas cítricas e um toque mineral. Super refrescante que combina muito bem com comidas leves.



O terceiro vinho da noite foi o Rosé La flor, um vinho com bastante morango no aroma com notas florais. Na boca, uma pegada super interessante. Se mostrou leve e refrescante, com um toque de geléia de morango no paladar.  Ele foi harmonizado com uma Salada de Quinoa, incrivelmente deliciosa.



O quarto vinho foi harmonizado com um Purê de Pimentões e Abóbora. O Las Palmas Gran Reserva Chardonnay Trapiche apresentou um toque cítrico bem bacana. Aromas de pêra, frutas brancas e um toque floral. Na boca, seu estágio em barrica lhe deu um toque amanteigado e tostado. Um vinho branco encorpado para ser consumido em qualquer época do ano.



O quinto vinho foi o Gouguenheim Pinot Noir, que apresentou aromas intensos de framboesa com um toque herbáceo. Na boca, taninos suaves, acidez equilibrada e notas  de baunilha. Um Pinot leve que foi harmonizado com uma pescada confitada em manteiga negra, com alcaparras e vinagrete. 



O sexto vinho estava um espetáculo. O Bramare, do Vale do Uco, possui aromas frutados intensos com notas florais, como todo Malbec tradicional da Argentina. Na boca estava equilibrado, com uma estrutura incrível e taninos elegantes. A harmonização foi à altura, um Filet Mignon assado com crosta de fungi e borras de Malbec. Gente, este filet estava tão fantástico quanto o vinho. Parabéns ao Chef Lucas Bustos, pelo prato.



Para encerrar uma sobremesa bem diferente, um espumante de colheita tardia, da Norton, harmonizado uma sobremesa de cachaça e laranja. 
A noite foi super agradável, entre uma delícia e outra, um bom papo e ótimas risadas. 
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário