Wines of Chile em São Paulo


Esta semana aconteceu em São Paulo, no hotel Unique, o evento da Wines of Chile no Brasil. O nosso país é super importante para o setor vitivinícola do Chile. Desde 2002 eles lideram a lista dos países de quem importamos vinhos, cerca de 45% da nossa importação vem só do Chile. É muita coisa! 
Eu costumo dizer que, para o paladar do Brasileiro, vinho chileno tem aromas e sabores de vinho, ou seja, por ser o nosso habitual, acaba sendo o que temos como referência. 



Mas o mais legal de ter ido neste evento foi poder participar da MasterClass, que focou em mostrar as inovações com uvas antigas e menos comuns, dentre elas, Sauvignon Gris, Pedro Ximénez, Moscatel, Corinto, Verdejo, Cinsault, Pais, Carignan, Grenache, Mourvèdre e Marsanne. Muitas delas você nunca deve ter ouvido falar, mas isso é o bacana, preste atenção nessas uvas e quando passar por uma garrafa, aproveite para experimentar. 
Degustamos 10 vinhos, 5 tintos e 5 brancos. Escolhi um de cada para dar mais detalhes.



Dos brancos escolhi o Gallardia Blanco 2014. O vinho é um corte de 70% Moscatel e 30% Corinto. Apresenta aromas incrivelmente perfumado com base em flores e um leve toque adocicado. Na boca é fresco e com uma boa acidez. Além disso, apresenta um volume de boca expressivo, característica que vem da Corinto.



Dos tintos escolhi o Éclat 2009 da Valdivieso. O vinho é um corte de 65% Caragnan e 35% Mourvèdre que passa 12 meses em barricas de carvalho francês. Ele apresentou aromas florais e de frutas vermelhas, além de um leve toque de especiarias. Na boca, reafirma a fruta vermelha e se mostra puro equilíbrio. Tanino presente e macio, acidez na medida certa e um final de boca saboroso. Gostei bastante.

Enfim, o mais legal de falar de uvas diferentes é tentar mostrar para o consumidor brasileiro que não podemos ficar na zona de conforto, o mundo tem muito a nos oferecer, precisamos arriscar e experimentar coisas novas.
Santé!

2 comentários:


  1. Bom tarde! Poderia, por gentileza, me enviar seu email e telefone para contato? Sou de uma assessoria de imprensa, com vários clientes que trabalham com vinhos, e gostaria de incluí-lo em meu mailing, para que você receba sugestões de pautas. Objetiva Assessoria e Comunicação - Brasília/DF

    ResponderExcluir