Bodega - La Causa

Faz um tempo que não escrevo sobre uma vinícola específica. Há umas semana eu fui a um almoço da Bodega La Causa.


Enólogo, Cristian Carrasco
Eu gosto de ir a esses eventos quando o enólogo é quem vai falar, pois a gente descobre o que porquê dos vinhos. É aquele tipo de degustação onde a gente entende muito mais do que simplesmente o que está na taça. A Bodega La Causa é um "braço" no Chile do grupo Torres - da Espanha. 
O que mais me chamou atenção foi que eles não querem ter vinhedos próprios, a idéia é comprar de produtores específicos de qualidade as uvas com características rústicas que eles procurar para dar exatamente as nuances que desejam aos seus vinhos. O mais legal é que independente da safra eles tem contrato com preço fixo por kg, ou seja, o produtor consegue ter uma estabilidade.



Os vinhos são trazidos para o Brasil pela importadora Devinum e são vendidos em lojas especializadas. 
Os meus preferidos foram:
O La Causa País, feito 100% com essa uva de vinhedos da região de Itata, no Chile. Nós brasileiros estamos agora começando a descobrir esta cepa centenária que pode gerar vinhos tão característicos.
O vinho apresentou aromas de frutas vermelhas e um toque terroso - rústico como era a intensão do enólogo. Além disso, ele tem uma boa acidez, um peso marcante na boca e taninos macios mais intensos ao mesmo tempo.


O La Causa Moscatel, é um vinho super fresco com características que combinam com várias situações. Pode ser ótimo para acompanhar uma refeição leve, ou pode harmonizar simplesmente com um encontro entre amigos. Esta Moscatel não é a que estamos acostumados a ver em vinhos de mesa aqui no Brasil, é uma uva européia com características bem definidas.
Aroma frutado, com destaque para frutas cítricas - maçã verde e limão siciliano, além de notas florais. Na boca tem um corpo significativo e confirma os aromas. 



Gostei bastante de ter ido. Acho que tem experiências que valem a pena a gente sair da rotina e viver.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário