Uruguai, vinho e felicidade!

Blogueiros de vinho nunca tiram férias, estamos sempre pensando em novos posts e em como transformar qualquer coisa em um texto legal.
Passei o final do ano no Uruguai, foi uma viagem para turismo mesmo, com direito a City Tour (que eu nunca tinha feito em Montevidéu) e tudo, mas claro que em um dos dias agendei uma visita numa vinícola uruguaia: a Pisano.




Uma vinícola familiar, com foco em qualidade. No total a produção é de 360 mil garrafas por ano, sendo que 50% dessas garrafas são destinadas à exportação. A vinícola está presente em 46 países, sim tem vinhos da Pisano nos 6 continentes, pois até mesmo na Antártida são servidos vinhos da vinícola. Achei genial, imagina, lá eles precisam esquentar o vinho para deixá-los na temperatura certa. Prova real de que a temperatura ambiente não é a temperatura correta para vinhos tintos, como tanta gente diz.
Hoje eles possuem mais de 30 rótulos, sendo 15 deles mais comerciais. Desses 15, 10 estão no Brasil, importados pela Mistral.




Depois de conversar bastante com o Daniel Pisano e visitar a "Bodega", degustamos dois espumantes bem diferentes.




O tinto, feito 100% com uvas Tannat, é fresco e intenso ao mesmo tempo. A princípio parece estranho ver o perlage tinto na taça, mas depois do primeiro gole, entendemos que é um vinho tinto com o frescor e elegância que o método Champenoise atribui a bebida. Deve ficar perfeito com uma feijoada.




O outro espumante que provamos foi o Pinot Noir, que também é feito através do método Champenoise que da à bebida charme e leveza. O Rosé tinha aromas frescos e leves. O sabor é frutado, elegante e refrescante. Pena que este ainda não está no Brasil, pois é bem interessante e eu adoraria tê-lo na minha adega.
Enfim, saímos de lá satisfeitos com a receptividade e fomos passear no Mercado do Porto. O resto foi só turismo mesmo. Perfeito, apesar do calor.
Santé!

6 comentários:

  1. Adega perfeita, sem preocupacao com o turismo, conserva a simpatia e as tradicoes familares...

    ResponderExcluir
  2. Tinto tannat?? Isso nunca tinha ouvido falar! E que cor intensa... Bem vinda de volta! Bjs e feliz 2014! Ale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu tb não tinha visto, no início me deu um certo medo, mas é bem bom!!!
      :)
      Saudade tua!

      Excluir