Sobre uma degustação de Cabernet Franc - Confraria Assemblage

Hora de falar do meu encontro de junho com as gurias da Confraria Assemblage. 

O tema deste mês foi Cabernet Franc. A uva tem sido a minha preferida deste inverno. Acho que por mais que seja uma uva bastante plantada no Brasil, muito antes da Cabernet Sauvignon - inclusive, ela não é de domínio público como a "prima" tão conhecida hoje em dia. 

A Cabernet Franc é mais elegante e sofisticada, quando comparada com a Cabernet Sauvignon. Ela possui um herbáceo menor, apresenta aromas de frutas vermelhas e negras e normalmente tem um corpo de médio para leve. Além disso, a sua acidez ajuda a gerar vinhos bastante gastronômicos, que combinam com uma série de pratos.


Agora vamos aos vinhos da noite. Foram 7 garrafas, mas eu selecionei as três que eu mais gostei para falar um pouco por aqui. 

Meu preferido foi o Norton Altura Cabernet Franc 2019. Um vinho com uma complexidade intrigante. Se mostrou com uma boa estrutura em boca. Boa acidez, taninos muito macios e elegantes. Tudo em perfeito equilíbrio. Os aromas que mais se destacaram foram de frutas negras e notas de chocolate. 

Meu segundo preferido foi o brasileiro, de Flores da Cunha, Família Bebber Cabernet Franc 2021. O vinho está muito equilibrado e sofisticado. Aromas de frutas vermelhas maduras, com um toque sutil da madeira que deve ser usada, pois só aporta complexidade, sem intensidade. Na boca, acidez e taninos em harmonia e um fim de boca super gostoso.

Para encerrar, o argentino Saint Felicien Cabernet Franc 2019, da conceituada vinícola Catena Zapata. Apresentou frutas negras maduras no nariz, com notas de especiarias e uma complexidade bem interessante. Na boca, acidez e taninos equilibrados, o que eu acredito ser o principal fator para um vinho poder ser considerado bom.

Enfim... nosso encontro foi mais uma vez fantástico. 

Gurias, nos vemos em julho! 

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário