Wines of Uruguay 2022

Feiras de vinho.

Bom, quem me acompanha aqui sabe que eu ia direto neste tipo de evento, mas bem antes da pandemia, eu já tinha perdido a euforia que me tirava de casa. 

Agora, resolvi voltar a ativa, mas com uma seleção bem intensa de quais feiras escolher para visitar. 

A primeira desta retomada foi a Tannat & Cordeiro, organizada pelo Consulado Uruguai aqui do Brasil. Na feira, diversas vinícolas, com e sem importação, mostrando seus rótulos - não apenas de Tannat - mas de diversas uvas, representando a diversidade que um país tão pequeno, quanto o Uruguai, consegue ter. São mais de 90 tipos de solo e 1.200 vinhedos plantados. 

Selecionei 4 vinhos, de todos que experimentei, para falar um pouco mais. 

O Don Pascual Coastal White é um blend de Albariño, Chardonnay e Pinot Grigio - com destaque para o Albariño com certeza. O vinho é fresco, gastronômico e com uma acidez bem marcante. Aromas de frutas cítricas, alguma nota de fruta branca, mas o grande destaque é para a mineralidade. Um vinho que harmoniza perfeitamente com frutos do mar, ou mesmo com um bate papo, puro e simples. Ele é trazido para o Brasil pela Todo Vino | Interfood.


Já o Rio de los Pájaros Pinot Noir 2020, da vinícola Pisano, nem chegou a ser uma grande surpresa, pois como conheço a vinícola já esperava um Pinot como deve ser um Pinot de qualidade. Notas características da uva, frutas vermelhas maduras, com destaque para cereja e um toque bem presente de terra molhada, além de uma leve nota tostada. Muito bom! Este vinho é trazido para o Brasil pela Mistral.


O Bizarra tinto, é um vinho feito em anphora, tipo antigamente. Pois bem, quem me conhece sabe que não sou muito fã deste estilo de vinho no meu dia a dia, mas adoro provar para conhecer mais. 
Este me surpreendeu! Uma delícia, super equilibrado com aromas de frutas negras, notas de chocolate e um frescor e um tanino super em harmonia. Adorei. Ainda não está no Brasil, mas em breve a Todo Vino já terá seus rótulos para nos fornecer por aqui!


Para encerrar não poderia faltar um Tannat, certo?! Pois bem, escolhi o Luz de Luna 2017, da Bodega Narbona. Um vinho 100% Tannat com 18 meses de barrica. Super intenso, como se espera de um Tannat Uruguaio, com aromas de frutas negras maduras e especiarias, notas de chocolate, um toque tostado que lembra um pouco café. Na boca é equilibrado, com taninos bem presentes e macios. Boa acidez e uma persistência longa. O vinho está sem importador no Brasil atualmente, mas  quem sabe em breve?!

Enfim, eu amo Uruguai então não poderia ser diferente. As vezes, penso que culturalmente sou mais uruguaia que brasileira. Aliás, agora que a pandemia deu uma brecha acho que vou organizar uma ida ao país vizinho em breve! 

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário