Vertical com 6 safras do Storia.

Em uma degustação on-line - em parceria com a Specialità e com o Daniel Mistico - lá no início do "fim do mundo", compramos a experiência de fazer uma vertical com 6 safras diferentes do Storia, da Vinícola Casa Valduga. A expectativa era de quando aquele inferno acabasse, e voltássemos a nos encontrar, pudéssemos ter um evento mega especial para comemorar a vida. 

E essa semana este grande dia chegou, claro que já estávamos nos encontrando de forma presencial de vez em quando, mas precisávamos de uma data que a maioria pudesse estar presente.

Falando um pouco sobre o vinho Storia. Ele é o vinho ícone da Valduga. A primeira safra foi em 2005 (e o vinho foi para o mercado em 2008), aliás, escrevi sobre o Storia 2005 aqui no blog também. Clica pra saber mais.

Mas voltando a "história do Storia"... Este vinho só é produzido em anos de colheita excepcional e sempre com número de garrafas super limitado. Geralmente as vendas acabam acontecendo por pré-reserva antes mesmo do lançamento. Tem todo um esquema. 

Falando dos vinhos em si, são varietais de Merlot, com passagem por barricas de 12 a 20 meses, dependendo da safra, e mais um estágio em garrafas de 18 a 34 meses. Ou seja... apesar de ser um vinho para guardar é também um vinho que já chega ao mercado pronto pra beber. 

Eu achei todos os vinhos muito parecidos, demonstrando a constâncias da vinícola na elaboração. 

As características visuais de idade são bem presentes, coloração e borras em ordem crescente de idade. 


O mais jovem da noite (2015). Apresentou aromas complexos, com muita fruta vermelha bem madura, notas de menta e baunilha e um toque de especiarias.
Na boca se mostrou redondo, encorpado e com boa acidez.


Os anos 2012, 2011 e 2010, confesso não ter encontrado muita diferença.

Aromas igualmente complexos, com um pouco mais de frutas maduras, chegando a passar para aroma de fruta negra - e não mais vermelha como no mais jovem - notas bem presentes de tabaco e chocolate. Na boca, boa acidez e taninos elegantes e bem presentes. 


Os anos 2008 e 2006 estavam bem parecidos entre si. 

Aromas de frutas negras, com notas de frutas secas. O toque do chocolate me pareceu bem mais intenso que nos anteriores. Na boca se mostrou equilibrado, com acidez mais leve, e taninos mais macios. 


Enfim, foi uma experiência fantástica, além do fato de que estar com os amigos da Sbav-SP é sempre um prazer a mais. 
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário