MasterClass - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP)

Pra quem não sabe, em 2015 eu fiz o curso Master of Port. Sempre disse que existem duas formas de aprender sobre vinhos. Uma é estudando e a outra é através da litragem. Como eu "não gostava" de Vinho do Porto, resolvi estudar o assunto. Foi quando entendi que não é que eu não gostasse, eu simplesmente não estava tomando os vinhos certos. E o mais importante que aprendi naquele curso, Vinho do Porto não é só sobremesa, dependendo do estilo eles harmonizam muito bem com comidinhas salgadas 

Mas voltando para os dias de hoje, hora de falar da masterclass que participei agora em novembro. 

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) realizou no Brasil uma série de eventos para promover a região e seus produtos. Carlos Soares, Wine Educator do IVDP nos presenteou com duas horas de conhecimento. Um resumo bem prático, com o que realmente importa na hora de escolher o Vinho do Porto ideal. 

Para começar, você precisa apreciar estes vinhos na temperatura de serviço adequada. Então, nem pense em deixar a garrafa de Porto exposta como enfeite no barzinho, ela precisa estar na geladeira, pronta pra ser consumida a qualquer momento. 

Branco: 5 - 8ºC
Tawny: 8 - 12ºC
Ruby: 12 -16ºC (neste caso é só deixar esquentar um pouquinho no copo e pronto)

Os Vinhos do Porto são fortificados, mas a região também possui vinhos tranquilos e espumantes, só que estes recebem a denominação de Vinhos do Douro. 

E o que quer dizer vinhos fortificados? Pois então, são vinhos que na hora da produção faz-se a interrupção da fermentação alcoólica e, com isso, mantém-se o açúcar residual da uva. Além disso, numa proporção de 1:4, se acrescenta aguardente vínica, gerando assim um vinho com cerca de 18 a 22% de álcool. 

Outra informação importante é que existem 2 formas de envelhecer um vinho do Porto.
Uma delas é o envelhecimento redutor, que acontece na garrafa e é muito mais lento, dura 20 anos fácil, pois fica protegido do ar, o que preserva as características de fruta e frescor. São estes que você deve comprar do ano de nascimento do seu filho para tomar com ele no aniversário de 18 anos! 

A outra é o envelhecimento oxidativo, que acontece em madeira,  muito mais rápido, ele traz características de complexidade aromática e sabores mais elegantes. Para que o vinho não tenha compostos de madeira, utilizam-se madeiras muito usadas, que não interferem na bebida. Quando os vinhos vão para a garrafa eles já estão prontos para o consumo

Na foto a seguir, por exemplo, temos dois vinhos com 10 anos de envelhecimento, o mais escuro um LBV 2013 envelhecido em garrafa e o mais claro um Tawny 10 anos. Muito legal né!? Da pra ver bem as diferenças visuais e só de olhá-las já da pra imaginar como serão no nariz e na boca.

O Instituto é super sério, está ligado ao Ministério da agricultura e tem como objetivo certificar, controlar, defender e promover o Vinho do Porto. Sua equipe de avaliadores é experiente e, às cegas, julga e avalia todos os vinhos da região.

Para terminar é legal falar que 81% do Vinho do Porto produzido vai para exportação e que 67% dos vinhos de Portugal, com denominação de origem, são do Porto.

Depois, claro, fomos para a parte prática, mas confesso que o mais legal foi reativar o meu conhecimento sobre Vinhos do Porto.

Agora se tu estás te perguntando sobre as diferenças de branco, Ruby e Tawny... não, hoje não vou falar sobre isso, se quiseres saber mais, da uma olhada no post abaixo. Lá eu falei sobre tudo isso!

Master of Port: aprendendo um pouco sobre Vinhos do Porto

Parabéns a todos os envolvidos, o evento foi muito legal.  

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário