Novos Terroirs Chilenos - Pandolfi

Em novembro estive na Enocultura para um evento da Cellar vinhos.
A MASTERCLASS “Novos Terroirs Chilenos” aconteceu para aproveitar a vinda do Enzo Pandolfi ao Brasil e já fazer um pré-lançamento dos vinhos da Pandolfi & Vale de Itata na Cellar - começando em grande estilo seu portfólio de vinhos chilenos.

A região de Itata fica no sul do Chile, numa região bem fria, que no verão faz de 25º a 8ºC  e no inverno 9º e 2ºC. E isso faz de lá um lugar propício para uvas como Pinot Noir, Riesling, Sauvignon Blanc, Chardonnay, entre outras. Segundo Enzo, seu terroir é tão incrível que o vinhedo de Chardonnay nem da trabalho, a natureza faz quase tudo sozinha. 

Os vinhos? Todos um espetáculo! 
O "A ti Itata", um blend de uvas brancas (Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling e Moscatel de Alexandria), que eu ainda não conhecia, estava incrível! Após 12 meses em sur lie no inox o vinho se mostrou fresco, com um toque salgadinho apaixonante, notas cítricas com um leve floral. 


O Larkun Sauvignon Blanc também passa por 12 meses de sur lie em inox. Aromas de pera, lichia e ZERO herbáceo fazem deste Sauvignon Blanc, um vinho agradável de tomar, com boa acidez e um frescor revigorante para o calor que tem feito por aqui. Mas ele tem um corpo médio - o que o difere dos que estamos acostumados. 

O Larkun Pinot Noir 2018 é um vinho com aromas de frutas vermelhas e notas de terra e cogumelo. Na boca, corpo leve, fresco e com boa acidez.

Por último - sim fomos pro tinto e voltamos para os brancos - o Los Patricios Chardonnay 2019 que passou 20 meses em barricas de carvalho francês, mas barricas muito usadas, ou seja, que trazem apenas complexidade e maciez ao vinho, sem acrescentar caráter de madeira. Aromas de frutas maduras, notas de rezina, média acidez e um corpo de respeito para um vinho branco. 

O meu preferido foi o Sauvignon Blanc, sem dúvida.
Obrigada pela oportunidade. Degustar com o produtor é sempre um aprendizado. 
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário