Comemorando o Malbec Day!

Amanhã é dia do Malbec, por isso hoje o post será sobre essa uva, tão especial. Aromática, saborosa, intensa e, muitas vezes, até mesmo um pouco adocicadas. 
A Malbec é de origem Bordalesa, embora pouco usada por lá. Virou uva ícone da Argentina, pois se adaptou muito bem ao solo dos nossos vizinhos. 
A uva apresenta muita fruta negra, bem como um pouco de especiarias. Também podemos encontrar aspectos florais em muitos Malbecs. Quando o vinho é envelhecido em barricas, pode adquirir aromas de frutas secas e, lógico, aromas relacionados ao carvalho. Seus taninos, apesar de intensos, são macios.

Ontem fui convidada para um jantar da Nieto Senetiner, na casa Nieto aqui em São Paulo para comemorar o "Dia do Malbec". Lá degustamos vários Malbecs, dentre eles, três excelentes para diversas ocasiões.




Primeiro o Nieto Senetiner Malbec DOC 2011. Um vinho feito com vinhas de 45 anos, e com 12 meses de barrica, o que confere características bem expressivas ao vinho. O Malbec DOC apresenta aromas de fruta madura, com um toque de Tabaco. Na boca, tem uma acidez equilibrada, com taninos macios e um final interessante. Perfeito para uma reunião de amigos.





O outro vinho, que na minha opinião é o melhor custo beneficio, foi o Don Nicanor Malbec 2010. Um vinho com 18 meses de barrica, por isso sua madeira fica muito mais presente, junto com os aromas de frutas maduras e um toque de especiarias. Na boca, apresenta taninos muito elegantes e firmes, eu diria que seu equilíbrio com a boa acidez o transforma num vinho incrível. Perfeito para momentos com pessoas especiais.



Por último,  o sensacional "Cadus Malbec 2010", um vinho simplesmente sensacional. Seria meu preferido para um momento muito especial de comemoração, mas realmente não pode ser um vinho para consumo diário, pelo menos não enquanto eu não ganhar na loteria. O Cadus passou por 12 meses de barricas francesas novas, além de um amadurecimento em garrafa antes de entrar no mercado. Apresenta aromas de frutas negras e um pouco de especiarias. Na boca se mostra complexo, elegante e simétrico, pois seus taninos e sua acidez estão extremamente em equilíbrio. Eu diria que é um vinho que transmite PAZ!



Enfim, agradeço a oportunidade de participar de um jantar saboroso e harmonizado com vinhos especiais. Isso sem falar na diversão garantida de encontrar os amigos.

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário