Malbec Making Noise

Ontem foi o lançamento das comemorações do Maybec World Day, que acontecerá no próximo dia 17 de abril. Pelo que eu entendio a ideia nesta quarta edição é mostrar que o Malbec pode ser um vinho versátil, que existe um Malbec diferente para cada momento. O Slogan deste ano é "Malbec Making Noise. São Paulo foi a primeira cidade a comemorar, sendo que o evento acontencerá em 55 cidades de 44 países. Não é nada modesto não, é praticamente o mundo inteiro festejando o dia de uma uva capaz de transformar um momento básico em algo especial.




A Wofa - Wines of Argentina - preparou algo jovem, diferente e muito contagiante para este ano. O evento aconteceu no Chez Oscar, e contou com 7 ilhas com diferentes estilos de vinhos, sendo que 6 delas eram de Malbec. A Torrontés estava presente apenas na entrada, afinal o branco mais famoso da Argentina não poderia faltar a festa.
Selecionei um Malbec de cada ilha, sendo que foquei em diferentes tipos de tinto, por isso não selecionei nenhum na mesa dos espumantes e rosés.




Na ilha dos Malbec jovens eu escolhi o Chakana. Um vinho de Mendoza, 100% Malbec, da safra de 2013, ou seja, bem jovem mesmo. Características clássicas da uva, como flores e bastante fruta estavam bem presentes com destaque para acidez que tornou o vinho perfeito para momentos descontraídos.




Já na ilha dos Malbec de médio corpo fiquei encantada com o equilíbrio do Saurus, da Familia Schroeder. Um exemplar respeitável da Patagônia, com 3 meses de carvalho, aromas de fruta madura, com um toque floral. O vinho se mostrou macio e suculento no paladar.




Ai chegamos no meu preferido de todo evento o  Familia Schroeder 2007 - acabei escolhendo dois da mesma vinícola sem perceber - um vinho equilibrado, apaixonante. Um Malbec da patagônia com características bem diferentes dos que estamos acostumados aqui no Brasil. Depois de 18 meses em carvalho ele ficou perfeito, com menos fruta e mais terra, um vinho para ocasiões bem especiais.




Na ilha dos Blends, adorei o Expresiones, um corte de Malbec e Cabernet Sauvignon bem gostoso, com aromas complexos e intrigantes, não sei se era porque já estava cansada, mas tive mais dificuldade da descobrir o que ele me lembrava, pois tinha algo de especiarias que não consegui identificar o que era, mas com certeza estava no ritmo da noite.

Paralelo a isso, o RP da Argentina - e meu professor preferido - Deco Rossi, estava dando mini palestras descontraídas para apresentar à galera jovem as diferenças e especificidades dos Malbecs de diferentes regiões da Argentina.
Eu não passei pela ilha dos vinhos de sobremesa, mas tenho certeza que não deve ter decepcionado.
Adorei o evento e com certeza no dia 17 de abril o Château will make a lot of noise with Malbec!!
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário