Tons de Malbec - um encontro online com Maximiliano Ortiz.

As degustações on-line vieram para ficar, mesmo agora que já estamos retomando os eventos presenciais, seguimos com alguns compromisso "no computador". Confesso que estar com pessoas é muito bom, mas degustar vinhos em casa pode ser melhor ainda.

Pois bem, mês passado participei de uma degustação bem bacana com o pessoal da Wines of Argentina. Na oportunidade, escutamos o enólogo da Bodega Trivento, Maximiliano Ortiz, falando sobre o tema: "Tons de Malbec".

Aquelas degustações que eu gosto bastante, pois podemos aprender a diversidade de vinho que é possível fazer com uma mesma uva. 


Degustamos o Trivento White Malbec Reserve 2021, o Trivento Rosé Malbec Reserve 2021 e o Trivento Reserve Malbec 2019, foi super bacana poder entender as diferenças na elaboração dos 3 rótulos.

Para o Trivento White Malbec Reserve 2021 as uvas foram colhidas no final de janeiro, início de fevereiro, o que para o vinho pronto representa mais acidez, menos álcool e menos cor. O que é bom, afinal a ideia aqui era fazer um vinho branco, utilizando apenas a polpa da uva. Claro que o resultado na garrafa não tem aquele tom característico de vinho branco, mas, podemos sim, dizer que é "bem branco" para um Malbec.

Já para o Trivento Rosé Malbec Reserve 2021, as uvas são colhidas na 2ª semana de fevereiro, logo após a colheita das uvas utilizadas no branco. Mas essa semana a mais de amadurecimento, já confere as uvas algumas características diferentes. Um açúcar moderado, mais cor, mais aromas e ainda uma acidez bem presente. Na vinificação, as cascas permanecem por cerca de 2 a 4 horas em contato com o vinho, gerando assim um líquido levemente rosado, bem diferente daqueles Rosés de Malbec que são quase "rosa pinot" de tão escuros.

No tinto, ai não tem muita novidade, ele é tudo que estamos acostumados a encontrar num Malbec argentino. A colheita das uvas utilizadas nesse vinho acontecem na primeira quinzena de março, ou seja, já estão bem mais maduras. Isso traz mais "fruta" tanto no aroma, quando no sabor do vinho. Além disso, o vinho tem uma breve passagem por barricas de carvalho francês e americano, o que traz um pouco mais de maciez e complexidade para o vinho, comparado aos "irmãos" de outras tonalidade. 


Enfim, após o evento sai do computador e fui para o sofá com uma taça do rosé na mão e, como estava nesse clima argentino, resolvi maratonar a nova temporada da série "Casi Feliz", no Netflix.

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário