Argentina: Tradicional mesmo só o Doce de Leite

Tive o prazer de participar de uma degustação da Wines of Argentina, organizada pelo Déco Rossi, na Vinheria Percussi. O foco do evento foi "Vinhos de Verão". Lógico que eu amei, afinal verão é a minha estação preferida do ano, uma época alegre, descontraída e cheia de energia. 




Nós brasileiros, ainda temos certo tabu com relação a isso, muitas vezes preferimos uma cerveja, pelo simples fato de estar calor, mas eu vivo dizendo: vinho e verão combinam sim! É só não se basear naquele mito de que temos que tomar vinho em temperatura ambiente.
No evento, vários jornalistas e blogueiros estavam reunidos para conhecer tendências do país hermano. Foi muito divertido, até porque entre amigos não dá pra ser diferente.
A harmonização ficou perfeita, eu destacaria o Zuccardi Chardonnay - Viogner, que ficou simplesmente um espetáculo com o Raviolini di Zucca al Burro e Sálvia. 



Claro que a sobremesa não iria me decepcionar... Tortino fondente al dolce di latte. (Lógico, se estamos falando na Argentina, seria uma afronta servir chocolate). Para harmonizar serviram um "Late Havest Torrontés 2010". O vinho finalizou o evento em grande estilo... eu não tentei porque fiquei com vergonha, mas fiquei com vontade de derramar um pouco do vinho em cima do sorvete!




É, os vinhos brancos, com certeza, são uma ótima pedida para o verão. Geralmente são aromáticos, refrescantes e deliciosos. Agora se você está se perguntando se não tem como harmonizar tintos com a estação mais quente do ano... guardei o melhor para o final. 
O Pinot Noir, Reserva Del Fin Del Mundo 2010, não só harmoniza com vários pratos, como também fica perfeito com o calor desta época do ano, desde que na temperatura certa de 12ºC. Ele é delicado como um bom Pinot, mas, como passa 12 meses no carvalho, também é imponente e marca sua presença.




Enfim, se no futebol a Argentina não é bem vista pelos brasileiros, no vinho, a conversa é bem diferente.
Peça ajuda para escolher vinhos diferentes, fuja do trivial e surpreenda-se. 


Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário