Um espumante francês bom e barato!

A confraria Brasileira dos Enoblogs - CBE - tem como tema para o mês de Janeiro "Espumante", sugerido pela nossa amiga, Ale Esteves. Pois bem, eu já resolvi deixar pronto, afinal chega no dia 01 é sempre uma correria e não consigo me organizar.
Essa mesma correria que me faz ter vontade de chegar em casa e tomar uma bela taça de perlage, sentir aquele "trim" no cantinho da língua é uma sensação que me acalma, me tranquiliza e me faz relaxar. 

Foto da minha amiga Evelyn

Eu escolhi falar sobre o Vincent Edouard Poirier, um espumante francês feito com o método tradicional. Com perlage elegante e aromas frutado ele desperta a nossa vontade de experimentá-lo. Na boca revela-se fresco, saboroso, com aquele toque de fermento que costumo chamar de "cheiro de Brut". 
Melhor de tudo com um preço super honesto: R$48,00. Um espumante Francês, que não é champagne, mas que tem uma qualidade sensacional.


Aproveitando a oportunidade queria falar um pouco de um clichê que anda em alta nas novelas: "Champagne francesa".
Gente, Champagne "É" e sempre será francesa. É como falar subir pra cima, pleonasmo mesmo. Para não cometer gafes, fale espumante.
segue alguns conceitos rápidos:
Champagne: Vinho espumante produzido na região de Champagne na França. Apenas os espumantes feitos naquele local, através do método champenoise e seguindo certas regras podem ser chamados de Champagne.
Cava: Espumante espanhol produzido segundo regras locais, com uvas Parrelada, Xare-lo e Macabeo.
Proseco: originalmente italiano, espumante produzido com a uva "proseco" através do método charmat, o que significa que pode existir prosecos de outras nacionalidades, desde que produzidos com esta uva.
Espumante: todos eles e todos os vinhos com nível de dióxido de carbono relevantes, que resultam no incrível perlage.
Então, o importante é estar com a taça cheia, mas faça bonito e fale a nomenclatura certa do que você está consumindo.
Santé!

6 comentários:

  1. Jane, uma ajuda já que vc conhece esse espumante e sendo gaucha talvez conheça a Cave Geisse Amadeu. Minha dúvida dá pra comprar em qualidade os dois produtos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis… Cave Geisse é sinônimo de qualidade. Certamente consegues negociar para comprar quantidade…
      Onde estás? Para eu conseguir te ajudar melhor...

      Excluir
  2. Bom dia Jane,tudo bem ?? quem importa este Vincent Edouard Poirier ?
    Luiz Felipe (luizfelipe@bhwineclub.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola... faz muito tempo que comprei.... se não me engano foi na Wine!

      Excluir
  3. Bom dia Jane!
    Fui a um casamento no sábado e simplesmente me deliciei com este espumante.
    Você saberia dizer onde adquirí-lo em Belo Horizonte?
    Obrigada!
    Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia... então, faz muito tempo que comprei esse espumante, se não me engano foi na Wine.com.br...
      Mas dei uma olhada e lá não tem mais... não sei te dizer se pararam de trazer ou se eu que não lembro onde comprei... procurei nas minhas anotações aqui e não encontrei nada...
      Desculpa não poder ajudar!
      abraço

      Excluir