Vinhos especiais

Vinhos são o assunto do blog, mas é muito difícil tentar fazer sempre textos interessantes que sejam úteis e agradáveis de ler.
Geralmente tento escrever sobre vinhos mais baratos, pois eu sei que estes são os vinhos mais reais para a imensa maioria da população brasileira. Mas também gosto de escrever sobre uns vinhos um pouco mais elaborados, que costumo chamar de vinhos para comemorações e momentos especiais.
Estava conversando com uma amiga esta semana e chegamos a conclusão que somos como a maioria dos brasileiros, só que como estudamos sobre vinhos e nos dedicamos em aprender cada vez mais, acabamos com o paladar um pouquinho mais apurado e, por isso, acabamos aumentando o valor do nosso vinho básico, mas isso é normal, e mais que isso, uma questão de prioridade. Eu deixo de fazer coisas as quais muita gente não deixaria para comprar o vinho que eu quero. Tipo, se eu pegar um taxi para um compromisso à tarde vou gastar o valor alto que pode ser economizado no dia a dia caso eu vá de ônibus. Claro que vou passar por apertos e terei que dispor de mais tempo, mas é ai que entra a questão das prioridades que falei.
Esta semana fui na Casa do Porto, aqui na Alameda Franco, em São Paulo. Lá encontrei vinhos bem interessantes. Alguns eram dos que eu costumo dizer, para abrir com o Marido no dia seguinte do casamento, outros para momentos especiais sim, mas com um preço mais real. Mas ainda tinha os vinhos dos quais me referia ainda pouco, aqueles que eu economizo para poder ter na minha adega.
Separei dois franceses que amei e um branco espanhol que estava incrível.


 O Campassant, é um bourdeaux muito equilibrado. Também um vinho de 2004, ou está perfeito, ou não rola tomar. Neste caso, o vinho estava espetacular. Macio, com aromas complexos, clássicos dos vinhos de bordeaux evoluídos, e claro um sabor inconfundível e incrivelmente perfeito. Um vinho de R$132,00 que vale cada centavo.



Já o Thunevin-Calvet Cuvée Constance estava sensacional. Um pouco mais leve, sem deixar de ser igualmente intenso. Com aquele aroma "de vinho" que conquista e nos induz ao primeiro gole de imediato. O vinho custa R$ 99,00 e é um belo vinho para servir para alguém que você deseja impressionar.




Um vinho delicado, fresco e saboroso. Ainda mais nessa época do ano que muita gente está entrando em férias e indo curtir a praia. Nada melhor que um vinho como o Leirana Albariño, custa R$198,00, mas harmoniza perfeitamente com descanso e bons momentos.

Então, acabei não comprando nada, pois aproveitei algumas promoções de fim de ano e deixei minha adega lotada, mas certamente voltarei na Casa do Porto para comprá-los, mais cedo ou mais tarde.
Adorei, acho muito justo quando as lojas abrem as garrafas para que o consumidor prove e assim possa comprar tendo certeza do que está levando, é isso que faz com que o paladar das pessoas vá evoluindo e o gosto pelo consumo de vinho aumente.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário