A professora "França"!

A verdade é que o Brasil está crescendo muito na produção de vinhos bacanas, faz uns anos que a gente tem produzido muita coisa de qualidade. Acho que o desenvolvimento, tanto na infraestrutura, quanto nas escolas de enologia do país ajudaram o mercado nacional.
Estamos no inicio de um caminho muito longo, mas podemos buscar nos países do velho mundo exemplos e ensinamentos para evoluir cada vez mais.
O mês passado foi bastante agitado para o mundo dos vinhos, tivemos vários eventos e degustamos várias coisas bem bacanas. Pois bem, na Expovinis fui em dois produtores franceses que só precisam mesmo manter a qualidade para continuar uma longa história de sucesso.
De todos vinhos que tomei selecionei dois de cada um para não ficar um texto muito longo.



O Menetou-Salon, Les Criottes, um vinho fresco e alegre, mas sem perder a seriedade. Ele apresenta um pouco de frutas cítricas, flores e notas de temperos que o tornam um vinho incrível daqueles para transformar nossa vida em uma série de momentos muito felizes. 



O Les Boires Chinon, também é um vinho fantástico, alegre, mas este já é bem mais complexo. Cabernet Franc com estilo de Cabernet Franc. Eu sou fã desta uva, que consegue suavidade e complexidade no mesmo mesmo. Este, em especial, tem bastante fruta madura e um toque de especiarias. Sensacional. 



O Château La Croix Bellevue 2009 é um vinho com taninos elegantes e muito equilíbrio. Notas de cassis, café e chocolate são o seu diferencial. Super definidos conseguem nos remeter a memórias olfativas de prazer, pois só nos remete a coisas boas. Um vinho muito intenso, que pode ser guardado por um tempo na adega, pois, apesar de 2009, ainda tem uns anos de guarda.



O Clos Dubreuil 2011 é um corte de Merlot e Cabernet Franc com notas de chocolate e frutas negras. Em boca, se apresenta macio e suculento, apesar de estar muito novo e, por isso, deixar transparecer um pouco do álcool é um vinho que com certeza irá permanecer na adega bastante tempo antes do seu auge.

Enfim, infelizmente esses vinhos ainda não estão no Brasil, mas quem sabe um importador esperto não os descobre e traz para que os brasileiros tenham mais essa delícia para seus momentos de felicidade.
Santé!

Um comentário:

  1. Obrigado por seu comentário Jane !
    Estamos ansiosos para apresentar Clos Dubreuil em seu belo país...
    Arnaud / Clos Dubreuil
    https://www.facebook.com/ClosDubreuil

    ResponderExcluir