Wines of Chile: sempre uma bela experiência!

Se eu perguntar para algum dos meus amigos: qual o primeiro país que te vem a mente quando falo em vinhos? A chance da resposta ser Chile é absurdamente grande.
Isso porque os vinhos chilenos possuem um ótimo custo x benefício, que é o que a maioria dos brasileiros procura num vinho. 




Mas o Chile é muito mais do que isso. É uma terra fértil e abençoada, é um dos países que mais se destaca hoje na produção de vinhos de qualidade, no novo mundo. Sua diversidade é tanta que podemos dizer que tem "Chile" para todos os gostos e bolsos. 
Pois bem, semana passada aconteceu o evento da Wines of Chile, em São Paulo. O evento foi um sucesso, tinha muita gente querendo descobrir as novidades dos produtores chilenos. 




Eu cheguei cedinho para Master Class. O tema deste ano "Os Extremos do Chile". Foi bem legal! Aliás, essas "aulas" são sempre um aprendizado, afinal degustar o vinho ouvindo o que o produtor tem a dizer agrega muito sabor à taça. 
Dos que eu degustei os 3 que mais gostei foram:




O Los Patricios Chrdonnay 2010 tem aromas de frutas cítricas, tropicais e notas de tostado que lhe concede elegância. Na boca se mostrou refrescante, com um  toque de mineral, acidez elevada e um final bem prazeroso. 




O Insolente Carignan 2010 é um vinho bem apaixonante. Eu adorei o rótulo e o nome, alegres como o líquido que nos aguarda dentro da garrafa. No nariz o vinho se mostra bem perfumado com bastante fruta e um toque de especiarias. Na boca é equilibrado e elegante, perfeito para qualquer momento feliz.




O Tara Red Wine 1 - 2012, é feito a base de Pinot Noir. Ele apresenta aromas de frutas vermelhas frescas, o que eu busco num Pinot Noir. Mas tem um diferencial: possui um toque de "terra", que não se sobressair à fruta e por isso fica perfeito. Na boca, é harmônico, redondinho, frutado e com um toque salgadinho que dá um charme ao vinho. 




Outra coisa bacana do evento foi que eles providenciaram senha de wi-fi para todos, ou seja, não ficamos isolados do mundo dentro do hotel Unique, já que lá embaixo não há jeito de ter rede 3G funcionando.
Parabéns aos produtores, à organização e a toda Wines of Chile pelo evento.
Santé!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. O Shiraz é bem gostoso... tânico, com bastante fruta negra... gosto sim, já o Merlot eu não conheço, como é uma uva que apesar de gostar eu não amo, acabo não comprando muitos exemplares....
      Mas deve valer, com certeza!!!

      Excluir