Curso de Introdução ao Vinho

Ontem começaram minhas aulas no Curso de Introdução ao Vinho, na Winet. Foi muito legal, a turma chegou meio acanhada, mas logo estávamos todos brincando e aprendendo com prazer.
O professor, e também meu amigo e chefe, André (Déco) Rossi, realmente sabe como passar as informações de forma descontraída e objetiva. Ser divertido e sério ao mesmo tempo, fez com que ele nos mostrasse curiosidades sobre esse mundo tão complexo e encantador de uma forma fácil de aprender, como num bate papo.



Nesta primeira aula aprendemos sobre serviço, acessórios, armazenagem, todas essas coisas que transformam uma garrafa de bebida em um acontecimento. ADORO! Claro que nessa questão de temperatura sempre me questiono na hora de guardar vinhos que ainda não conheço, principalmente se são de uvas diferentes, mas a gente vai acumulando informações e tirando de letra as questões do dia a dia.



Se no Brasil o consumo de vinho chega a 1.8 litros por pessoa ao ano, mas em países com cultura de vinho, como na França, por exemplo, esse consumo pode chegar à 60 litros. Ai sim, heim... o comentário na aula foi clássico: precisamos morar na França.
A parte que mais gostei foram os aromas... 



Muito legal a gente sentir cada cheiro separadamente, pois pensando assim conseguimos registrá-los mais facilmente na nossa memória olfativa. 
Na parte de degustação, provamos 5 vinhos bem diferentes entre si, o que facilitou bastante entender o que cada característica ressalta no nariz e na boca.



Características como corpo, tanino e acidez, são mais fáceis para eu identificar, mas a parte do sabor e aroma ainda é muito complicada pra mim. O resto, a parte de percepção do que encontramos no vinho, ainda preciso praticar muito. Mas como o professor deu um ótimo tema de casa, o jeito vai ser seguir a risca as instruções: "O que resulta em conhecimento é a litragem", ou seja, vamos ter que beber... difícil não?



Ah! DICA PARA LEI SECA: um aplicativo chamado "taxibeat", ele acha o táxi disponível mais próximo, além de ter informações como nome do taxista, número e modelo do carro e placa, ainda é possível acompanhá-lo via GPS no celular e ver como ele está classificado pelos outros usuários!
Era isso, aula que vem conto mais!
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário