Vinhos brancos para o nosso inverno tropical.

E o inverno chegou...
Eu sei que no Sul do Brasil ele é mais rigoroso, aliás, sei bem até demais. Quantas vezes não coloquei o uniforme por cima do pijama para não sentir frio no colégio. Três ou quatro mangas para nos aquecer num dia comum de inverno, é, disso eu não tenho saudade. O fato é que esta não é a realidade brasileira, afinal somos sim um país tropical e estes três Estados são uma exceção. 




Aqui em São Paulo, 13ºC é frio, e é mesmo, afinal nunca estamos com a roupa certa nessa cidade. Isso sem falar no Rio de Janeiro, norte, nordeste e outras regiões do Brasil, que além de não fazer frio, faz calor. 
Agora me expliquem: porque a gente tem mania de dizer que vinho branco se toma no verão e vinho tinto se toma no inverno? No sul eu até entendo, tem dias que nem água a gente consegue tomar, optamos pelo chá, chimarrão ou café, mas no restante do país, por favor né, está na hora de acabar com esses pré-conceitos.
Para a temperatura de São Paulo, por exemplo, um branco que tenha passado por madeira é perfeito. Acompanha petiscos, jantares mais descontraídos, ou mesmo um bate papo no solzinho no pátio de casa. 
Separei dois, que experimentei há uns dias, como sugestão.




O primeiro é o Esporão Reserva Branco, um vinho com pouca madeira, mas o suficiente para encorpá-lo e  deixá-lo redondo.
Um leve frescor de mineralidade, mas com um toque de bergamota (tangerina), o que facilmente me remete a um dia de inverno no sol. (Para os gaúchos, perfeito para lagartear).





O outro, também do Esporão, já é um vinho mais complexo, com notas de chocolate branco (ADORO). Elegância, cremosidade e harmonia, como não lembrar daqueles momentos de aconchego que só o inverno nos proporciona? Afinal, nada mais elegante e harmônico que sentar à beira da lareira com queijinhos e uma bela companhia. 

E atenção, no geral o bom mesmo é esqueçer os rótulos, pois vinho perfeito é o vinho que está a nosso alcance.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário