Harmonização clássica: VINHO E MASSA

É mais difícil pensar em harmonizações depois que entrei nesse universo de vinho. Vivo harmonizando isso com aquilo. 
Mas antes desse divisor de águas na minha vida meu conhecimento ainda era aquele: massa com vinho branco e carne com vinho tinto. O que, em via de regra, já está valendo.
Agora, esta combinação é mesmo perfeita, afinal comer uma "pasta" sem tomar uma taça de vinho é quase um sacrilégio, não há combinação melhor, seja com o vinho que for.
Ontem estive numa degustação harmonizada que o Pão de Açúcar, em parceria com a Ventisquero, Cantu e a Santo Dom ofereceram à clientes especiais, no Wine Bar do supermercado no shopping Iguatemi. 




Estava muito legal, primeiro por que o Nicolas Farias, embaixador da Ventisquero no Brasil, fez um resumão não só da vinícola, mas dos vinhos chilenos em geral. Degustar com quem sabe é sempre mais prazeroso. 




Foram 4 vinhos bem diferentes o que numa degustação orientada é bem legal para as pessoas entenderem na prática o que tanto falamos na teoria.




Em segundo lugar, o Zeca Baldarena, da Santo Dom, transformou o local numa tortura aromática, seus molhos perfumaram o ambiente. O mais legal das massas dele é a questão da ausência de Glúten. Eu agradeço todos os dias por não ser alérgica nem a Glúten nem a lactose, mas me solidarizo com quem é. Acho super importante ter pessoas que desenvolvam receitas para devolver o "prazer de comer" à vida dessas pessoas.
Por último, mas não menos especial a receptividade dos funcionários do Pão de Açúcar, simpatia e educação fazem toda diferença.




Enfim, vamos ao que interessa... eu separei a harmonização mais clássica e perfeita, na minha humilde opinião: raviolli de mussarela de bufala e manjericão, com molho ao sugo e Pinot Noir.
Uma combinação saborosa que não tem como não agradar a gregos, troianos, brasileiros, italianos... 
O segredo na harmonização está no molho, então seguem sugestões para os outros três vinhos que tomamos.
Sauvignon Blanc: massa com molho de aspargos e queijo Brie.
Carmenère Gran Reserva: massa com molho de Funghi.
Cabernet Sauvignon Gran Reserva: massa a bolonhesa.

Chame os amigos, prepare seu molho preferido, jogue com abundância em cima de uma massa de qualidade e deguste o que a vida tem de melhor: momentos especiais.
Santé!

2 comentários:

  1. Já vou começar a pensar na janta...

    ResponderExcluir
  2. Deu fome mesmo Jane! E massa com aspargos e Sauvignon Blanc deve ficar ótimo mesmo! bjs Ale

    ResponderExcluir