Malbec Day


Quando a gente fala em Rio Grande do Sul, lembra logo de Chimarrão. Quando a gente fala em São Paulo, pensa em uma xícara de café. E quando a gente fala em Argentina? É, alguns lembram doce de leite, outros do Boca Junior, mas a maioria das pessoas que gosta de vinho lembra mesmo é de Malbec.
Isso porque os argentinos se organizaram para fazer desta uva o símbolos de seus vinhos. Acho legal por dois motivos: primeiro porque acredito que a união faz mesmo a força e vejo as vinícolas argentinas unidas em prol do mesmo objetivo, segundo porque gosto muito de Malbec.

Semana passada foi o Malbec Day, um evento que acontece todos os anos em várias cidades do mundo. Aqui no Brasil é uma bela forma de entender que uma uva pode ser única, mas faz infinitos tipos de vinhos.
O diferencial desse evento é que ele tem um clima jovem e descontraído, assim como a uva Malbec.
Lá os vinhos ficaram separados por ilhas de estilos, separei um de cada -exceto da ilha dos Malbec de sobremesa- para dar destaque aqui no blog.



Rosé: O Andeluna Rosé é um vinho bem frutado, com muito morango e frutas vermelhas no nariz, apresenta um leve toque floral. Na boca é um vinho fresco, equilibrado e com boa acidez.



Tinto Jovem: O Portillo Malbec é um vinho bem aromático, com destaque para amoras e notas florais. O vinho é fresco, com uma boa acidez e taninos bem elegantes.



Tinto com corpo médio: O Juan Benegas Malbec já é um vinho que passou 6 meses em barrica de carvalho o que da ao vinho características mais complexas. O vinho apresenta aromas de frutas vermelhas com notas de baunilha. Na boca é equilibrado e macio, além de apresentar um frescor naturalmente encantador.



Tinto encorpado: Já nesta ilha eu escolhi o Obra Prima Maximus, um vinho que eu já conhecia e que gosto muito. Ele é muito mais complexo e trabalhado. Passa 18 meses em barrica. Apresenta aromas de amoras maduras e notas de menta. Além disso, conseguimos perceber um leve toque de chocolate, café e pimenta. Na boca está macio e elegante. Um vinho encorpado que conquista já no primeiro gole.



Blend: O Pasionado Cuatro Cepas é um corte feito com Malbec, Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. O Vinho está perfeito. Super redondo, ele apresenta aromas de frutas vermelhas com um toque de chocolates e leves notas de especiarias. Na boca está equilibrado e complexo. Com taninos macios e bem estruturado. O vinho passou por 12 meses de madeira e está um verdadeiro carinho.



Muito legal, poder ver as várias caras de uma mesma uva. Isso para provar que não existe vinho melhor ou pior, cada vinho é único e servem para momentos de vida diferentes.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário