Jerez e suas possibilidades: vinhos e drinks.


A Sherry Wine Week é a semana dedicada a celebração dos vinhos espanhóis de Jerez com o propósito de divulgar estes vinhos pelo mundo. O evento aconteceu entre os dias 02 e 08 de novembro, em mais de 22 países. A semana acabou, mas qualquer dia, é dia de tomar um Jerez, seja o vinho em si, seja em um drink especial.
Durante as comemorações fui conhecer um pouco mais sobre os vinhos da Vinícola Gonzáles Byass, trazidos pela Inovini para o brasil. Na oportunidade degustamos também alguns drinks incríveis feitos com Jerez



Mas tu sabes exatamente o que são esses vinhos? Pois bem, há muita gente que acredita que Jerez são vinhos de sobremesa, e até são, mas na verdade eles podem ser doces ou secos. O que define estes vinhos é o fato de que são fortificados, ou seja eles recebem adição de água ardente vínica, chegando a 15% de álcool nos finos e 18% nos Olorosos.
Os vinhos de Jerez fino são aqueles que desenvolve a "flor" - uma película que protege o vinho do contato com o oxigênio, já os Olorosos se desenvolvem sem a "flor", ou seja, eles tem contato com oxigênio e por isso acabam apresentando uma cor mais acastanhada e aromas intensos de frutas secas e notas oxidativas. 



Experimentei o Tio Pepe Fino Seco, um vinho feito com a uva Palomino Fino. Fortificado com amadurecimento de 4 anos em barrica no sistema de solera. Ele apresenta aromas que lembram querosene, frutas secas e flores brancas. O paladar é intenso, seco, com um bom volume de boca e uma boa acidez. 



O Solera 1847 é um vinho também fortificado, mas oloroso, ou seja, amadureceu em contato com o oxigênio. O vinho é feito com 75% da uva Palomino Fino e 25% da uva Pedro Ximénez, sendo que está última é colhida e deixada para desidratar sob o sol até se transformar em um tipo de uva passa e por isso o vinho acaba se tornando doce. Este vinho amadureceu 8 anos em barricas, também no sistema de solera. 



Separei a receita de um drink, pois o achei super gostoso e refrescante. O Fresh in Pepe é leve e adorável. 
Para fazer: 
- 50 ml de Jerez Fino Tio Pepe
- 30 ml de Stolichnaya
- 15 ml de suco de limão siciliano
- 10 ml de simple syrup
Bater tudo com gelo. E para decorar 1/2 rodela de siciliano e duas fatias de pepino. 
Fica um espetáculo!
Enfim, inove, experimente e curta!
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário