Vinho & Música

Comprei o livro "Vinho & Algo mais" de Marcelo Copello. Achei perfeito para o Château de Jane, pois trata o vinho como algo humano e cheio de sentimento, por isso ele servirá como pauta para os três posts dessa semana.
Para começar: Vinho & Música




Segundo pesquisas, tanto a música quanto o vinho ativam as mesmas regiões do nosso cérebro que a comida e o prazer.

Se música e vinho são experiências sensoriais, porque não uni-las e transformá-las em uma ocasião completa e perfeita apelando ao mesmo tempo para o cérebro e para o coração? Afinal, se a música nos remete a alegrias, amor e saudade e o vinho é muito mais que uma bebida, é um momento, a união dos dois é puro sentimento.




Mas de onde vem esta harmonização perfeita? Diz a lenda, que Dionisio, o Deus grego do vinho, inventou o brinde para que o barulho gerado pela batida dos "copos" pudesse envolver mais um sentido ao incrível ritual sensorial de beber vinho. Com isso, os cinco sentidos ativos transformariam uma taça de vinho em um instante completo!






Então vamos as equações harmonizadas:


Sinatra + Champagne = Glamour

Beethoven + Bordeaux = Clássico
Jaz + Cabernet Sauvignon = contemporaneidade 
Rock and Roll + Shiraz = Potência 

Samba + Vinhos do Brasil = alegria



Perfeito não? Não esqueça que mesmo aquele vinho que deve ser apreciado em silêncio merece um brinde, nem que seja sozinho com a própria garrafa.


Santé!


Um comentário:

  1. Olha tenho que admitir que está bem interessante este post. Tá ai uma coisa que nunca fiz, provar um vinho ao som de uma música.

    Parabéns pelo Jane!

    ResponderExcluir