A viagem antes do mundo acabar

Semana passada, na véspera do mundo acabar, tive o prazer de estar em um jantar muito especial em Porto Alegre. A noite fez parte de uma série de atividades que a enóloga Maria Amélia Flores, da Vinho & Arte, realiza antes e depois de suas “enoviagens” para todos os cantos que hajam vinhos neste mundo.


As viagens são especiais, únicas, apenas vinícolas fora do circuito comercial são visitadas. Almoço na casa do proprietário, pisa de uva que vai virar vinho de verdade, uma série de experiências que não têm preço.
O Jantar que estive presente no dia 20 de dezembro, era um “pré” da próxima viagem à Portugal, o reencontro de algumas pessoas que já fizeram o "tur", além de outros enófilos. 


Na ocasião, tivemos o prazer de degustar 5 vinhos bastantes expressivos, além de saborear um bolinho de bacalhau de dar inveja aos do Mercadão de São Paulo, mas não no tamanho, é claro. 


O jantar foi preparado com muito carinho pelo proprietário e chefe do restaurante Pampulhinha, Jaime Pinheiro, outra descoberta interessante para quem visita ou mora em Porto Alegre.
O Restaurante conta com um super “cofre adega”, cofre de verdade, além de uma quantidade gigantesca de rótulos e pérolas que só de olhar nos enchem com uma incrível sensação de euforia.




O destaque da noite, com certeza, foi o vinho “sem rótulo”, não comercial, que a Maria Amélia trouxe para provarmos, direto do produtor. Um vinho equilibrado, incrivelmente saboroso que harmonizou perfeitamente com o bacalhau especial da noite.


É, foi uma viagem a Portugal, e, caso o mundo fosse mesmo acabar, eu teria tido uma pequena amostra de uma viagem que, com certeza, é incrível.
Ai está, uma coisa que tenho que fazer, conhecer vinícolas e passear pelo mundo com a Maria Amélia, que além de minha professora no mundo dos vinhos, é uma grande amiga.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário