Aprendendo com quem mais sabe!

O mais legal dessa história de ter blog de vinhos não é o fato de ser convidada para eventos e poder experimentar rótulos incríveis, o melhor de tudo mesmo é a oportunidade de poder degusta-los ouvindo explicações de pessoas que sabem mais do que eu e, às vezes, escutar explicações dos enólogos que fizeram os vinhos. Isso sim é aprendizado! 




Semana passada tive a oportunidade de degustar 3 rótulos argentinos com a presença de duas pessoas especiais. Tomas Hughes, engenheiro agrônomo, e Roberto Gonzalez, gerente de enologia, ambos da Bodega Nieto Senetiner. Você sabe o que significa isso? Degustar vinhos com explicações da pessoa responsável pela qualidade dos vinhedos e pela pessoa que faz a uva virar esse líquido precioso.




O primeiro rótulo foi o Cadus Espumante Brut Nature, sem dúvida o meu preferido. Um espumante Nature com cor de um leve rosé... lindo! Feito com 70% de Pinot Noir e 30% de Malbec o espumante pega a cor só na prensa, por causa da uva madura e não por fermentação com a casca. Genial. A uva Pinot Noir concede à bebida as características clássicas de um bom espumante, mas é a Malbec que faz a grande diferença, é ela quem dá corpo e o sabor de fruta madura. 




O segundo vinho foi um clássico argentino, o Don Nicanor Barrel Select, 100% Malbec feito com muito cuidado e dedicação. Eles colocam o vinho para fermentar em barricas de diferentes idades e, após 18 meses montam os blends com os melhores. O resultado é um vinho com taninos macios e equilibrados. Um Vinho com "V" maiúsculo.




Por último degustamos o Cadus Gran Vin, um vinho feito com 50% de Malbec, 30% de Cabernet Sauvignon e 20% de Bonarda. Segundo Roberto, a uva Malbec foi escolhida para dar o corpo, a cor, enquanto a Cabernet Sauvignon é responsável pelo taninos intensos e macios do vinho. Para dar a "liga" e o nariz (aromas) do vinho escolheram a Bonarda que cumpre sua função com perfeição.

Além de todo o aprendizado, fomos recebidos com muita simpatia e carinho e isso faz a diferença. Senti como se fosse especial.
Agradeço a Thaise, da Rodrigues-Freire, pelo convite, foi realmente muito especial.
Santé!

2 comentários:

  1. Eu diria que o aprendizado é sem dúvidas o que motiva a continuidade do blog, não acha?

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super... isso vicia de verdade!! Quanto mais eu aprendo, mais eu entendo que nada sei!!!
      :)

      Excluir